sexta-feira, 15 de julho de 2011

O SER HUMANO NÃO SE CONHECE.......





Esta sociedade em que vivemos, está repleta de mentiras, de ilusões, de infelicidade, de sonhos destruídos.

Por que será que é assim?
O mundo competitivo em que vivemos é, do querer, do ter, do conseguir, do alcançar, do parecer, do tudo…. Menos o da VERDADE interior.
Se analisarmos, aos olhos do comum mortal, só quem tem um bom emprego, um bom carro, uma boa casa é que é considerado pessoa de sucesso.
Quem incutiu isso?
Alguém se pergunta se essas pessoas são felizes?
Em que parâmetros se baseiam para “medir” a felicidade?
O consumismo desmedido em que vivemos, leva a esse resvalar da interioridade de cada um, mesclando as suas vontades e sonhos, com o que é bem visto pelos outros.
Quantos jovens estão em cursos na faculdade que nada têm haver com o que inicialmente determinaram ou sonharam para si?
Entraram em determinada universidade porque era o que era possível em relação ás notas obtidas e como lhe foi incutido, que se não tiver um curso superior nada será na vida,  assim se sujeita e ilude com os estudos, sempre no alcanço do ganho pessoal e aprovação social.
Quantos gestores, engenheiros, professores, etc, vemos frustrados nas suas profissões, porque afinal a sua vocação real foi calada, em prol do estatuto e ganho?
Mas falemos de outros…. Como carpinteiros, ou electricistas, ou lojistas, etc…. que teriam capacidade de efectuar outras profissões, mas as circunstâncias da vida os remeteram para o que era possível afim de obter as suas sobrevivências.
Todas estas frustrações, muitas das vezes reprimidas e não assumidas, levam a depressões e muitas vezes ao próprio suicídio, porque simplesmente a pessoa não se conhece e nem sabe como o fazer… imputando sempre em terceiros os seu próprio fracasso.
Sempre ouvimos os nossos progenitores a nos alertar que para sermos alguém na vida teríamos que trabalhar muito… muitas das vezes transferindo os seus sonhos não realizados nos filhos e vivendo através deles o seus quereres.
É claro que os pais desejam sempre o melhor para os seus filhos, mas será que efectuam a pergunta, se é mesmo o querer ou vocação dos seus rebentos?
Tudo isto acontece por que o Ser Humano simplesmente se recusa a SE VER, a SE CONHECER, a SE OLHAR… visando apenas o ganho, aparência e aprovação social e não a realização pessoal.
Todos nós Humanos queremos/desejamos ser felizes.
Mas a felicidade é apenas e só um estado de espírito, não é palpável, não se compra, não se obtém com bens materiais.
A felicidade é feita de pequenas coisas no dia-a-dia e de um conhecimento interior, visando o melhoramento de cada um perante si próprio, os outros e mundo.
Ser feliz é nos respeitarmos e não seguir apenas os dogmas impostos pelo meio, com receio de sermos excluídos ou vistos como loucos ou alienados.
Se perguntarmos a alguém o que pretende para a sua vida, na grande maioria dos casos obteremos esta resposta:
Ser feliz, ter saúde, ter paz, ter um bom emprego e sucesso.
Quantas pessoas vemos nestas circunstâncias?
Se se auto-conhecer, se analisar a sua postura perante si e a sociedade, se não se condicionar ao que os outros pensam e querem, provavelmente obterá a felicidade tão desejada.
Perguntarão: e os outros itens?
Os outros itens por si só aparecerão em sequência da felicidade….
Sendo feliz a sua saúde estará salvaguardada pelo seu estado de espírito de graça, que automaticamente conduzirá à paz, em contrapartida, possuindo essa paz, todo o emprego/profissão que exercer será um sucesso.
 Perguntam: É tão simples assim?
– É!
Exactamente por ser simples, é que o Ser Humano não o alcança, encarando como uma utopia, algo difícil de atingir e principalmente por não se achar merecedor.
O visionamento Interior de cada um em consciência, levará à Verdade, essa Verdade conduzirá à Felicidade, essa Felicidade lhe mostrará o Ser Divino que existe dentro de cada um e com tudo junto o Homem se assumirá como LUZ.

Que a LUZ CRISTICA a todos ilumine e guie
Chantal

Sem comentários:

Enviar um comentário