sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A LUA AZUL DE AGOSTO


O fenômeno é caracterizado pela ocorrência de duas luas cheias num mesmo mês. Desde dezembro de 2009 ela não ocorria. Em agosto teremos uma Lua Cheia no dia 2 e outra no dia 31. Esta ultima é que é conhecida como Lua Azul, Blue Moon em inglês. O fenômeno somente irá se repetir em julho de 2015.

Acredita-se que a Lua Azul começou a ser cultuada,

inicialmente, entre os egípcios, com a substituição do calendário lunar - que marcava o tempo usando as fases da lua - pelo solar - que introduziu o conceito do mês de trinta dias. 

A Lua Azul nos proporciona uma oportunidade a mais de tocar o divino, um aumento da consciência diante das forças sobrenaturais, reforçando, assim, o intercâmbio com os outros planos, reinos e dimensões. Por ser considerada um tempo entre os tempos, um momento raro - e por isso, muito mais poderoso e mágico - fica mais fácil alcançar o mundo entre os mundos por meio dela. É uma lua de abundância, que permite colher muito mais do que plantamos. Os encantamentos têm maior poder e os resultados são mais rápidos. Pensamentos e desejos tornam-se mais intensos e, assim, qualquer ritual exige maior cautela em relação aos objetivos e pedidos.

Na mitologia celta, esta lua favorece o contato com o reino encantado dos seres da natureza. Invocam-se as Rainhas das Fadas - Aeval, Aine, Aynia, Bri, Creide, Mah e Sin - e empreendem-se viagens reais ou imaginárias para as sidhe, as colinas encantadas, morada do Little People, o Povo Pequeno.
Para agradar as fadas, os celtas cultivavam perto de suas casas suas plantas preferidas - calêndulas, verbenas, violetas, prímulas e tomilho - e deixavam oferendas de mel, leite, manteiga, pão e cristais nas clareiras onde os círculos de cogumelos denotavam sua presença. Para favorecer a visão, abrindo a percepção psíquica, usava-se artemísia, em chá ou em infusões para banhos, suco de samambaias ou orvalho passado nas pálpebras, sachês de mil folhas e hipericão, invocações mágicas adequadas.
É um momento fantástico para trabalhar o eu interior, a religiosidade, a intuição e potencializar os poderes psíquicos. Favorece ainda a prosperidade e a abundância como um todo. A Lua exerce incrível influência sobre nós uma vez que nosso corpo é constituído 70% de água e, essa influência atua no corpo emocional.

A Lua Azul esse ano cairá numa sexta-feira reforçando o cunho de amor e de relacionamento em geral que a Lua Azul trará.
Sexta-feira é o dia regido pelo planeta Vênus, cuja divindade cultuada são as deusas e deuses do amor; Vênus é a estrela da manhã. Representa a juventude feminina com todas as suas faceirices, suas seduções e seus perigos. Reina sobre o aspecto de donzela, assim como o aspecto de mãe.

Este dia possui como elementos: água e terra
as cores recomendadas para serem trabalhadas são o verde e rosa.
Incensos com aroma de acácia, jasmim, benjoim, pétalas de rosas, almiscar, violeta, açafrão e tulasi também são recomendados para este dia.
As pedras ou cristais nas tonalidades verde e rosa como, esmeralda, turquesa, aventurina, água-marinha, quartzo-rosa, lápis-lazuli, âmbar, coral vermelho poderão ser utilizadas com mais energia neste dia.
As frutas: maçã, cereja, limão, pera, figo, laranja, amêndoa e qualquer outra fruta muito doce.
Ervas e plantas: açucena, amor-perfeito, cássia, coentro, íris, lilás, malva, manjericão, melissa, murta, visco, sabugueiro, alecrim, sândalo, gerânio, verbena, valeriana, rosa, flores e todas as ervas que se distinguem por seu perfume.
Poderá fazer alimentos que tenha como base queijo, agrião, ervilha, leite e baunilha.

Neste evento, vinhos, sidras, bolos redondos, frutas e queijos não podem faltar.
Velas azuis (aspecto meditativo), prateadas (associada a Lua), douradas (prosperidade) e rosas (amor) podem ser utilizadas.

Fontes: Astronomia blog
Templo de Morrigu blog