sexta-feira, 22 de março de 2013

ESCOLHA SER MAIOR E MELHOR


Tudo na vida é questão de escolha. Diante de qualquer situação, é preciso estar com a mente preparada e serena para que sejamos capazes de escolher a melhor opção possível. Obviamente, ocorrências positivas e negativas permeiam a nossa vida constantemente. Mas apesar disso, temos o poder para filtrar o que pode e o que não pode fazer parte da nossa essência.


A cada acontecimento do seu dia, você sempre terá dois caminhos distintos a seguir: apegar-se ou libertar-se. Qualquer que seja a experiência, boa ou má, poderá ser retida ou liberada por sua consciência.
Você pode ouvir notícias sensacionalistas que priorizam as calamidades em detrimento das coisas boas que acontecem no mundo e ficar consternado. Mas também tem a opção de não deixar que isso tome conta das suas emoções.
Você pode andar pelas ruas da sua cidade e ver o sofrimento de pessoas que vivem tão distantes do bem-estar e, por conta disso, mergulhar num mar de amargura, impotência e melancolia. Mas também pode mudar o foco da sua percepção e assim, passar a vislumbrar a prosperidade, a alegria e a beleza que também estão disponíveis por toda parte, tão evidentes aos olhos de quem sabe vê-las, ao alcance de quem se torna apto a conquistá-las.

Você pode olhar para a sua vida pregressa e descobrir falhas grosseiras que cometeu ao longo da sua caminhada e passar a se culpar ou a se lamentar por tanta ignorância. Mas também pode descobrir o quanto aprendeu e cresceu com seus erros e passar sentir-se grato por tudo o que viveu.
Estamos imersos num mundo cheio de contrastes, onde o crescimento e a evolução são erigidos a partir do confronto entre os opostos. Bem e mal, calor e frio, dor e prazer, são facetas de nossa realidade existencial.
Não estamos evoluídos o bastante para viver uma plenitude permanente. Mas, ainda assim, podemos fazer escolhas conscientes que priorizem sempre o bem-estar.
Escolha ser melhor a cada dia de sua vida, mesmo sabendo que o Nirvana ainda não é algo possível no atual estágio evolutivo em que se encontra. Ao optar pela alegria, pelo contentamento e pela gratidão, você iniciará o ciclo virtuoso que fará com que o bem-estar seja algo cada vez mais presente em sua vida.
A sua consciência é uma porta. Você é o guardião. Nada poderá adentrar ao seu templo interior sem a sua permissão. Fique sempre à espreita, cuidando com zelo da sua morada sagrada. Não deixe que entrem os profanadores e os usurpadores da sua força interior. Como? Opte sempre por priorizar o bem, o bom, o belo e o justo.


O mundo está cheio de maldade, dor e sofrimento. Mas também está repleto de coisas maravilhosas e abençoadas.

A cada instante você será confrontado com forças de natureza dual porque é dessa forma que aprende e cresce. Portanto, quando algum infortúnio bater à sua porta, atenda-o, analise-o e, se for algo inevitável, aceite-o com naturalidade, utilizando-o como ferramenta para lapidar-se a si mesmo. No entanto, jamais permita que isso se instale definitivamente em sua essência. Deixe o caminho aberto para que o “mal necessário” vá embora o quanto antes, da mesma forma como chegou em sua vida.
Faça com que o mal seja algo cada dia menos necessário em sua vida. Permita que o bem enraíze cada vez mais em sua essência até que se torne tão vasto a ponto de sufocar os eflúvios maléficos advindos da coletividade.
Quando um agricultor semeia na terra, logo surgem ervas daninhas em grande quantidade que precisam ser capinadas com frequência para que não sufoquem as boas sementes. Assim, as plantas invasoras, comumente chamadas de mato, são eliminadas, uma, duas, três ou tantas vezes sejam necessárias, até que a plantação cresça e iniba o ressurgimento das mesmas por sufocamento. Assim é a sua consciência. Você precisa eliminar as pragas mentais de forma persistente até que as boas sementes que cultiva, cresçam e as sufoquem.
A vida é feita de constantes semeaduras, cultivos e colheitas. Ser um bom semeador é ótimo, mas isso não será suficiente. Você precisa estar disposto a persistir no trato diário dos seus cultivos emocionais. Além de semear boas sementes e eliminar as pragas, é preciso fornecer o adubo para que sua plantação cresça forte e vigorosa.
O fertilizante emocional que você precisa para fazer com que as boas sementes germinem e cresçam vigorosas é composto pelos seguintes ingredientes: amor, fé, esperança, otimismo e entusiasmo.


Texto escrito por Francisco Ferreira em 09/02/2013