sábado, 9 de março de 2013

O DISCERNIMENTO E A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL


O discernimento é a capacidade correcta e efectiva, no seu aspecto positivo, de escolher perante as opções que se apresentam; seja uma acção, palavra ou pensamento.

Claro que na maioria das nossas acções está já o discernimento, é uma consequência deste, uma vez que todos nascemos com a noção do certo e do errado, facilitando assim a escolha da maioria das situações que vivenciamos ao longo da vida.

Torna-se igual ao respirar; o oxigérnio está à nossa volta, apenas precisamos respirar... mas inspirar e expirar é um acto, uma acção, um trabalho nosso, que executamos de forma instintiva. Por isso, Discernimento é instinto, é natureza pura e positiva.

Muito se fala de Discernimento, mas sem explicar de forma entendível o que isso é; parecendo que se baseia em escolhas de momento, ou simplesmente do conhecimento de alguns; na realidade, quantos de nós escolhem um pensamento? Ao pensarmos em algo, já está pensado, não houve escolha, o que há é arrependimento ou prazer após o pensamento.


Isso prova que Discernir é antes do acto, ou seja, o Discernimento vem da aprendizagem e do hábito de avaliarmos os nossos actos, pensamentos e palavras; quando avaliamos um acto e nos arrependemos dele por ser errado ou menos nobre, na próxima situação semelhante escolheremos o contrário, nesta acção contrária é que está implícito o discernimento.

O que tem o Discernimento a ver com a Evolução Espiritual?

Na realidade, a verdadeira Evolução Espiritual vem com a aplicação e desenvolvimento do discernimento, é o seu motor, o seu combustível e o seu caminho.

Esta trindade: Movimento, Combustão e Acção, são a causa que provoca o efeito; ou seja, é através destes elementos naturais que o ser Evolui.
Ninguém é mais Evoluído Espiritualmente, por ter dezenas de cursos místico, ou outros; esses cursos servem como veículo de informação e não como alimento da acção.

“O caminho é estreito”, “poucos serão os escolhidos”, são frases que nos acompanham desde a infância, mas, este efeito e esta acção estão ao alcance de todos em todas as circunstâncias, e não ao alcance dos SONHADORES, DOS VENDEDORES DE SONHOS E DOS MATERIALISTAS.

Com a subida vibratória do Planeta, que se avizinha a passos largos, acompanharão essa subida vibratória as pessoas que mais DISCERNIMENTO e EVOLUÇÃO ESPIRITUAL atingirem até lá, seja em que lugar for e em que profissão for; por isso mesmo: CHEGOU A HORA, CHEGOU A HORA JÁ!

Por isso mesmo, Discernimento e Evolução Espiritual são uma causa e um efeito, que fazem parte da vida e acessíveis a todos os seres vivos; e não uma condição ou uma plataforma de acesso a “ALGUNS ESCOLHIDOS”.

O alimento da acção são as “BOAS ESCOLHAS DO DIA A DIA”. Está provado que existem mais seres evoluídos nos meios profanos que em Templos e em Cursos Energéticos e de Elevação; existem mais pessoas evoluídas espiritualmente, atrás de balcões, em hospitais, a lavar escadas, etc... que em centros espíritas ou em gabinetes de terapias.

Retire 10 minutos ao final do dia e reflita sobre o dia que findou, reflita em que circunstâncias ajudou, em que circunstâncias não ajudou e em que circunstâncias foi ajudado; isso eleva o espírito e é a escada que leva ao DISCERNIMENTO, no final desta escada? ENTRA NO PATAMAR DA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL.

Por JC
(todos os direitos reservados)

Fonte: http://netideia.blogspot.pt/search/label/obsess%C3%A3o