domingo, 1 de fevereiro de 2015

MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV


"Hoje começa um ano novo. E, como os primeiros doze dias de um ano estão relacionados com os doze meses que virão, esforçai-vos por vivê-los o melhor possível a fim de dardes a todo o ano uma base sólida. Tomai em consideração que nenhum dos vossos pensamentos, dos vossos sentimentos e dos vossos desejos fica sem consequências: eles são como sementes que colocais na terra da vossa alma e essas sementes germinarão. É vocação da terra favorecer o crescimento das sementes. Depois de estas terem sido semeadas, ela alimenta-as, e a água, o ar e a luz do sol também contribuem para o seu desenvolvimento. Por isso, atenção! Aqueles que, por negligência ou má vontade, semeiam urtigas ou cardos na sua terra interior não devem ficar à espera de ver crescer trigo.
Neste primeiro dia do ano, as sementes que colocais na terra poderão também ser palavras como “alegria”, “luz”, “paz”, “amor”, “esperança”… Impregnai-vos bem do seu sentido e colocai-as nas profundezas da vossa alma. Cuidai delas e vereis como elas, pouco a pouco, farão um trabalho de germinação em vós. Assim, ao longo de todo o ano, vivereis entre campos férteis e jardins floridos."

"Tudo o que existe na terra começou por existir, em estado etérico, no sol. Com efeito, os quatro elementos formaram-se por condensações sucessivas. No começo, existia o fogo. A partir do fogo, formou-se o ar, a partir do ar formou-se a água e, a partir da água, a terra. Ora, o sol é uma das inúmeras formas do fogo e, portanto, é nele que se encontram, no estado subtil, todos os elementos que formaram a nossa terra e os nossos planetas. Foi ao afastarem-se do sol que eles se condensaram.
Todas as substâncias minerais ou vegetais que há na terra já existem, pois, em estado subtil no sol. E a questão que se nos coloca é a de, concentrando-nos no sol, conseguirmos captar na sua pureza original todas as substâncias de que necessitamos para o nosso desenvolvimento físico, psíquico e espiritual. Aqueles que as procuram somente em baixo, no plano físico, sem fazerem qualquer esforço para se elevar, não ganham nada no plano espiritual. Mas, se fizerem um trabalho pelo pensamento para irem procurar esses elementos na origem, receberão o alimento dos deuses: a ambrósia."

"Nós pertencemos a uma imensa família dispersa não só por toda a superfície da terra, mas também noutros planetas e nas estrelas. Em cada dia, o mundo invisível envia mensagens a todos os membros dessa família. Mas essas mensagens não são como os jornais ou os prospetos que eles encontram nas suas caixas de correio e põem no cesto dos papéis depois de os terem mirado distraidamente. Eles devem lê-las com atenção a fim de encontrarem nelas indicações para o seu dia, inspirações, um alimento.
Por natureza, cada ser humano pertence à grande família universal, mas, para fazer verdadeiramente parte dela, ele deve querer isso conscientemente. Assim como na terra vós pertenceis a uma família porque tendes um pai e uma mãe, no plano espiritual foram as forças do espírito, o vosso pai, e da alma, a vossa mãe, que vos fizeram nascer, e deveis aprofundar as vossas ligações com eles para eles continuarem a alimentar-vos e a formar-vos."

"O amor é feito de trocas. Ora, as trocas que os seres fazem entre si não consistem unicamente em encontrarem-se no plano físico, eles também podem fazê-las à distância, pela palavra, pelo olhar, pelo pensamento, sem se tocarem, sem sequer se verem. E essas trocas também não estão limitadas àquelas que os humanos podem fazer entre si. Por isso, mesmo que ainda não tenhais encontrado o homem ou a mulher que vos inspira suficientemente para vos ligardes a ele ou a ela, isso não é razão para vos sentirdes sós e privados de amor.
O amor é uma energia cósmica que circula por todo o universo. Por isso, podeis encontrá-lo nas pedras, nas plantas, nos animais… e também na água, no ar, no sol, nas estrelas… Sim, por que é que haveis de sofrer se não tiverdes um homem ou uma mulher para abraçar e beijar? Não será o corpo, não será a carne, que vos dará o amor, pois ele não se encontra aí. O amor pode servir-se do corpo físico como suporte, mas ele próprio está para além dele, está por toda a parte: é uma luz, um néctar, uma ambrósia, que enche o espaço."

"Esforçai-vos por tomar consciência dos laços que vos unem não só aos membros da vossa família, mas também a toda a sociedade. E qual é a natureza desses laços? Sempre que vós progredis, as riquezas e as luzes que recebeis influenciam todas as pessoas a que estais ligados, de perto ou de longe. Por causa do vosso avanço, elas também avançam. Talvez nem se apercebam, mas essa é a realidade: elas progridem por causa de vós. E acontece o mesmo se começardes a deixar-vos ir, se soçobrardes: a vossa família e a sociedade, que estão ligadas a vós, sofrem más influências por vossa causa. É assim que impelis os seres para a luz ou os arrastais para as trevas. Estais a ver? A vossa responsabilidade é imensa!
Quereis ser úteis, ajudar toda a humanidade e até os animais, as plantas, as pedras? Esforçai-vos todos os dias por tornar a vossa vida mais pura, mais rica, mais luminosa, pois, subtilmente, impercetivelmente, impelis toda a criação para as alturas. E, ao verem que vós atraís bênçãos sobre todos os seres, as entidades do mundo invisível vêm recompensar-vos."

"As doze constelações zodiacais são como doze portas no nosso universo, o sistema solar. Essas doze portas refletem-se no nosso corpo físico: os olhos, os ouvidos, a boca, as narinas, os seios, o umbigo e as outras duas aberturas ainda mais abaixo também são portas. E, do mesmo modo que as portas do zodíaco são lugar de passagem para as influências cósmicas, as doze portas do nosso corpo são aberturas para forças e entidades espirituais.
Para aqueles que realizaram em si mesmos um verdadeiro trabalho de purificação, as portas do seu corpo servem para entrar em relação com os elementos subtis, luminosos, do espaço. Por isso é dito na tradição iniciática que está um anjo junto de cada porta. Um anjo é uma energia pura, e essa energia que atrai as influências benéficas também transforma as correntes negativas que tentam infiltrar-se. Há anjos vigiando nas portas de todos aqueles que trabalharam para fazer do seu ser um tabernáculo do Deus vivo."

"As pedras preciosas pertencem ao elemento terra. Elas são o produto de todo o trabalho que a terra é capaz de realizar, por isso foram escolhidas como símbolos das virtudes que o homem pode adquirir se aprender a trabalhar sobre a sua própria matéria.
O costume de pôr pedras preciosas nas vestes dos sacerdotes e nas coroas dos reis vem do conhecimento deste simbolismo: elas representam as qualidades e as virtudes que esses reis devem ter para exercerem condignamente o seu cargo. A cada virtude corresponde uma pedra: à sabedoria, o topázio; à paz e à harmonia, a safira; ao amor, o rubi; etc. Não procuremos verificar se esses altos personagens merecem trazer em si tais tesouros, é o simbolismo que conta. E os reis da terra, os papas e os cardeais têm na sua cabeça ornamentos com pedras preciosas precisamente porque há pedras preciosas colocadas na coroa do Senhor da Criação. Essas pedras são os anjos, os arcanjos, as divindades…"

"A vida quotidiana é como uma corrente que vos arrasta, por vezes sem terdes o tempo e a possibilidade de vos aperceberdes da direção para a qual ela vos arrasta. É por isso que estais continuamente a deixar-vos “apanhar” por todo o tipo de atividades e compromissos que, no momento, vos parecem úteis, razoáveis; mas, algum tempo depois, apercebeis-vos de que perdestes muito tempo e muita energia para obter poucos resultados. Isto não quer dizer que deveis dedicar-vos exclusivamente a trabalhos espirituais. Na realidade, qualquer atividade pode ser benéfica, mas só se tivestes a precaução de vos agarrar bem a um alto ideal, a uma filosofia divina.
No dia em que aprenderdes a construir em vós mesmos algo de sólido, de estável, em torno desse centro que é o vosso espírito, todas as vossas atividades, até as vossas distrações, contribuirão para alimentar a vida em vós. O espírito que habita num ser não rejeita o seu fígado, os seus intestinos ou os seus pés, com o pretexto de que eles não são tão nobres como ele. Tudo está no seu lugar e o espírito serve-se de tudo, mas permanece no centro. E é porque o espírito permanece no centro que esse ser está vivo." 
 
"Nada é mais importante do que acolher com gratidão cada novo dia que começa e tomar a resolução de viver esse dia com amor. E o que significa viver com amor? Muito simplesmente respirar, comer, escutar, olhar, com amor. Vós pensais que já sabeis tudo isso… Não, não sabeis.
Viver com amor é elevar-se até ao estado de consciência que harmoniza os vossos pensamentos, os vossos sentimentos e os vossos atos, e que vos mantém em equilíbrio. E esse estado de consciência torna-se uma fonte de alegria, de força, de saúde, não só para vós mas também para todas as criaturas com quem vos relacionais. Quando começardes a compreender verdadeiramente, com todo o vosso ser, o que significa viver com amor, toda a vossa existência será transformada. O amor jorrará em vós incessantemente, mesmo quando estiverdes a dormir… Sim, mesmo durante o vosso sono."

 "Mesmo que se encontrem todos os dias ou, mais infelizmente ainda, mesmo que vivam juntos, os humanos só olham os outros de um modo superficial. Eles detêm-se nas manifestações exteriores, na aparência, e a aparência, muitas vezes, não é famosa. Eles esquecem que, para além desta aparência, existem também uma alma e um espírito e, embora essa alma e esse espírito se expressem raramente e com pouca intensidade, existem, estão lá. Então, por que não hão de eles estar mais atentos a fim de reconhecerem as suas manifestações?
Um sábio sabe que todos os seres humanos que encontra são filhos e filhas de Deus, foca-se nesta ideia e aborda cada um com ela. Ele faz sobre eles um trabalho criador mesmo sem eles terem consciência disso, e um dia esse trabalho dará frutos. E o sábio sente-se feliz. Acreditai que a melhor maneira de ser útil aos outros é descobrir as suas qualidades, as suas virtudes, as suas riquezas espirituais, e concentrar-se nelas: o sábio desperta então neles algo de bom que eles sentem necessidade de desenvolver."

"Por que é que tantos homens e mulheres que começam por sentir uma grande atração um pelo outro acabam por não se suportar? Porque não souberam manter neles a vida, embelezá-la, torná-la poética, pois, inconscientemente, é a vida que todos procuram, não procuram mesmo outra coisa. E a vida está sempre ligada ao amor. Quando amais um ser, podeis tentar explicar isso de todas as maneiras que quiserdes, mas, na realidade, não há explicação; amais essa pessoa por causa da vida que emana dela, vida essa que assume diferentes formas: beleza, bondade, pureza, inteligência, paz, etc.
Como não sabem renovar a vida nelas, as pessoas ficam enfastiadas e enfastiam os outros. Então, se não quereis enfastiar-vos e quereis ser amados, sabei manter ativa em vós a fonte da vida, sempre nova, sempre a jorrar."

"A descoberta de um ensinamento espiritual é, para imensas pessoas, uma causa de grandes alegrias. Finalmente, elas encontraram! Sim, mas as coisas não são assim tão simples. Ao aceitar um ensinamento espiritual, por mais elevado que ele seja, ao fim de um mês, seis meses, um ano, isso depende, pode suceder que surja nelas uma perturbação e, em vez de intensificarem o lado positivo, os seus esforços só desenvolvem o seu lado negativo. Porquê? Porque cada ideia nova, cada estado de consciência novo, produz fermentações nos seres que não estão preparados para os receber.
Jesus dizia: «Não se põe vinho novo em odres velhos; senão, os odres partem-se, o vinho derrama-se e os odres perdem-se; mas põe-se vinho novo em odres novos.» Os odres novos representam as formas sólidas, resistentes, que o ser humano deve preparar em si mesmo para ser capaz não só de suportar uma visão nova das coisas, mas também de adotar um comportamento correspondente. "

"A meditação é um exercício difícil, pois supõe um grande domínio do pensamento. Ora, o pensamento é rebelde, tem tendência para se escapar, para vaguear, e, se tentardes pará-lo bruscamente, bloqueareis o vosso cérebro. É muito suavemente que se deve pôr a funcionar o cérebro, esse aparelho tão sensível, exatamente como se deixa aquecer durante alguns instantes o motor de um carro antes de o fazer arrancar.
Portanto, quando quiserdes meditar, não tenteis dominar imediatamente o vosso pensamento: ele resistirá, reagirá, e não obtereis nada dele. Começai por pôr-vos num estado de paz, de harmonia, e depois, lentamente, docemente, conduzi-o na direção que quereis que ele tome: passado algum tempo, ele estará à vossa disposição e obedecer-vos-á. É preciso ser muito hábil, muito diplomata, com o pensamento. Quando tiverdes aprendido a dominá-lo, ficareis até surpreendidos com a sua docilidade: sem sequer terdes de intervir, ele continuará durante todo o dia na direção que lhe tiverdes dado."

"Nós descemos à terra para fazer nela um trabalho comparável ao dos alquimistas. É-nos dada uma matéria cuja quinta-essência devemos extrair; esta quinta-essência é a única riqueza que levaremos connosco quando deixarmos a terra, e continuaremos a trabalhar com ela nos outros mundos.
Interrogais-vos sobre como se deve compreender esta palavra “matéria”? É simples: tudo o que constitui a nossa vida quotidiana – as nossas atividades, os nossos encontros – é uma espécie de matéria que nos é dada para que a transformemos pelo poder do espírito. E isso supõe também um trabalho sobre nós próprios, pois nós também somos uma matéria: mesmo os nossos pensamentos, os nossos sentimentos, os nossos desejos, os nossos estados de consciência, são uma matéria que devemos transformar, tornar mais pura e mais rica. Ao mesmo tempo que trabalhamos sobre uma matéria exterior a nós, trabalhamos sobre nós mesmos."

"A Inteligência Cósmica dotou o ser humano de centros subtis que lhe permitem entrar em relação com as regiões espirituais. Esses centros são no mundo da alma e do espírito o equivalente aos órgãos do plano físico e, ao mesmo tempo que nós tomamos consciência da sua realidade, devemos adotar uma disciplina que nos permitirá desenvolvê-los.
Por que é que os Iniciados deram regras e conselhos práticos aos quais se chama “a moral”? E por que é que é preferível respeitá-los? Porque, contrariamente àquilo que dizem certos espíritos pretensamente “livres”, não se trata de submeter os humanos a convenções sociais arbitrárias, nem sequer de agradar a um Deus que habita não se sabe aonde, para além das nuvens… A verdadeira razão é que cada pensamento, cada sentimento e cada ato tem repercussões no mais profundo do nosso ser e, consoante a sua natureza, cada pensamento, cada sentimento e cada ato impede ou favorece o funcionamento dos nossos centros espirituais."

"Uma mão não se limita à sua parte física, ela prolonga-se nos planos subtis, onde pode não só captar correntes de forças, mas também projetá-las. Sentireis isso se vos habituardes a praticar certos exercícios. Eis um muito simples que podeis fazer quando estais sós e, de preferência, antes do meio-dia. Estendei a vossa mão direita e, pelo pensamento, prolongai-a o mais longe possível, tendo consciência de que os vossos dedos são como antenas que captam energias. Se depois puserdes a vossa mão sobre o plexo solar, sentireis que ele se enche de um calor benfazejo.
A verdade é que todos os exercícios que podeis fazer com as mãos só serão eficazes se tiverdes aprendido a trabalhar para os tornar vivos. E uma mão torna-se viva quando é consagrada a atos desinteressados, quando se aprende a tocar os seres e os objetos conscientemente para introduzir neles a pureza, o amor, a luz.  "

"Mesmo quando decidem enveredar pelo caminho espiritual, muitas pessoas continuam a estar deformadas pelo hábito, tão comum na nossa época, de acumular conhecimentos, de ir a todo o lado para estar ao corrente de tudo, sem nunca fazer um trabalho profundo sobre si mesmo. Não se pode negar que foi graças à sua curiosidade que os humanos fizeram progressos gigantescos em muitos domínios, mas, para a vida espiritual, é um hábito muito mau.
O trabalho espiritual supõe que nos atenhamos a um sistema filosófico e que o aprofundemos. Senão, passa-se com o organismo psíquico o que se passa com o organismo físico: quem absorve toda a espécie de alimentos heterogéneos tem uma indigestão e vomita; do mesmo modo, o estômago psíquico pode ter uma indigestão por causa de tudo o que se quis fazê-lo engolir. Por isso, se quereis realmente progredir na vida espiritual, procurai ater-vos a um sistema: ele será como que a estrutura do edifício interior que estais a construir levando até ele, todos os dias, novos materiais."

"O diamante é considerado como a pedra mais preciosa. Ora, na origem, o que é o diamante? Carbono, que na grafite é negro. Pois bem, é esse carbono que, sob o efeito de uma imensa pressão e de uma forte temperatura, se transforma ao ponto de se tornar na mais brilhante de todas pedras: o diamante.
Quando se fica maravilhado perante um diamante, só se considera a sua aparência e as qualidades que ele apresenta agora, não se tem em conta aquilo por que ele teve de passar para ter aquele brilho e aquela dureza, aquela resistência às agressões, que o tornam tão notável. Do mesmo modo, quando se está perante um grande sábio, um grande Iniciado, fica-se maravilhado com a luz e a força que emanam dele, não se pensa nas dificuldades que ele teve de vencer para as conquistar. A história do Iniciado é, de alguma forma, análoga à do diamante. De início, talvez ele também não passasse de simples carbono, mas, graças às enormes pressões a que foi sujeito (as provações) e ao grande calor que produziu em si próprio (o seu amor), tornou-se um diamante, um puro raio de luz. E mesmo que, no seu corpo físico, ele ainda viva aqui na terra, no plano espiritual brilha na coroa de um anjo, de um arcanjo, de uma divindade."