quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O DEVER DE SER FELIZ


Ensinamentos do Mestre Omraam Mikhaël Aïvanhov

FASCÍCULO Nº. 3 - O DEVER DE SER FELIZ

7º. Capítulo - ACENDAMOS AS NOSSAS LÂMPADAS. 


Sejam quais forem as vossas dificuldades e as vossas tristezas, tentai nunca vos mostrar abatidos nem aflitos; pelo contrário, acendei todas as lâmpadas em vós! 

Sim, quanto pior correm as coisas, mais deveis acender as vossas lâmpadas. 

É o único meio de ultrapassardes as provações e de atrairdes a simpatia e a ajuda dos outros.
 

Acreditais que os vossos problemas podem tocar o coração das pessoas e então ides falar-lhes neles, exagerando até, na esperança de despertar a sua compaixão. Mas não, esse não é o melhor método. 

É claro que elas vos dirão palavras animadoras, vos expressarão os seus votos ou as suas condolências, mas interiormente só procurarão um pretexto para sair dali o mais depressa possível. 

Sim, infeliz ou felizmente, é assim. 

Se quereis repelir as pessoas, falai-lhes das vossas desgraças, das vossas doenças, dos vossos desgostos; em vez de vos escutarem, elas só terão uma coisa em mente: escapar-se.
 

O que atrai os seres é beleza, é a luz, é o amor... 

Portanto, quando tendes aborrecimentos, em vez de irdes falar deles por toda a parte, procurai, pelo pensamento, pela oração, as forças que vos permitirão ultrapassar as vossas dificuldades. 

Acender as lâmpadas é isso. 

Pensai que as pessoas já estão cheias de todo o tipo de problemas que têm dificuldade em resolver; então, para quê ir ainda sobrecarregá-las com os vossos? 

Elas não podem fazer nada. 

Não só perdeis o vosso tempo a contar inutilmente os vossos problemas, como vos enfraqueceis e também correis o risco de perder a estima dos outros.
 

A melhor forma de resolverdes os vossos problemas é entrardes em vós mesmos e ligardes-vos a todas as entidades luminosas do mundo espiritual que estão prontas a ajudar-vos. 

Elas dar-vos-ão a força, a luz e tudo aquilo de que necessitais para resolver os vossos problemas. 

E isso refletir-se-á beneficamente nos outros: eles sentirão em vós algo de diferente, verão que suportais as dificuldades, que resistis às provações sem vos queixardes, por isso admirar-vos-ão e virão tomar-vos como modelo. 

E até tentarão, se puderem, dar-vos a sua ajuda e o seu apoio. 

Ao passo que, se estiverdes sempre abatidos, esmagados, fracos, não só não ganhareis a simpatia dos outros, como não lhes fareis bem algum.
 

Portanto, sejam quais forem os vossos aborrecimentos, encontrai a atitude e as palavras que possam ajudar todos aqueles que encontrardes. 

Será com esse esforço de desapego de interesses pessoais e de generosidade que conseguireis resolver os vossos problemas. 


Fonte: http://www.publicacoesmaitreya.pt/