domingo, 7 de fevereiro de 2016

MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV

"Há centenas de anos, um pastor, na montanha, divertiu-se a traçar, com o seu cajado, um pequeno sulco no solo. O que é um pequeno sulco?... Mas depois vieram a chuva, a neve, o gelo, o vento, o sol… E, pouco a pouco, aquele sulcozinho foi ficando mais cavado, alargou-se, até se tornar o leito de uma torrente. Isto não passa de uma imagem, mas ela ensina-nos que o mesmo fenómeno ocorre com o ser humano. Cada pensamento, cada sentimento, é como um sulco que ele traça na sua terra interior, e todas as forças psíquicas e espirituais que circulam no espaço contribuem também para tornar esse sulco mais fundo e mais largo.
Hoje começa um novo ano… Não é um bom momento para traçardes conscientemente um sulco na vossa alma? Concentrai-vos num pensamento divino, formulai um desejo divino, e vivei durante todo este dia de tal modo que ele se imprima em vós. As forças celestes serão alertadas e virão apoiar-vos nos vossos esforços. Todos os dias elas estarão lá para vos dizer: «Lembra-te de que, no primeiro dia do ano, tu traçaste um sulco; continua a alargá-lo e a torná-lo mais fundo!», e, se as escutardes, se continuardes pacientemente o vosso trabalho, um dia sentir-vos-eis atravessados por um rio de luz."

"A encarnação de uma alma é um processo de descida à matéria no qual ela esquece aquilo que viveu no alto. Por isso, ao chegar à terra, a alma não tem grande consciência dos compromissos que pode ter assumido relativamente ao mundo divino antes de descer. Mas, à medida que os anos passam, ela sente-se atravessada por certas sensações, certos pensamentos e certas aspirações, de um modo primeiro fugidio, depois cada vez mais preciso. Isso manifesta-se por uma tendência para procurar esta ou aquela atividade, para tentar exercer esta ou aquela profissão. É aquilo a que se chama uma vocação.
Aqueles que têm esta sensação de ser chamados a realizar uma tarefa ou a cumprir um dever não devem hesitar. Talvez eles não pensem explicitamente que têm de cumprir uma missão que aceitaram previamente; mas uma força que os ultrapassa faz com que seja a única via onde se sentem no seu elemento. E, quaisquer que sejam as dificuldades que encontrem no seu caminho, eles não devem mudar de orientação."

"A verdadeira alegria não tem como causa nada de visível ou de tangível. É uma alegria sem causa, que só nos é dada pela sensação de existirmos como alma e como espírito. Então, em vez de ficardes à espera de possuir alguma coisa ou alguém para vos regozijardes, fazei o contrário: regozijai-vos simplesmente com a existência dos seres e das coisas, pois, por causa da alegria que vos proporcionam, vós tendes a sensação de que eles vos pertencem. Só aquilo que vos dá alegria vos pertence, ao passo que aquilo que vos pertence não vos dá, necessariamente, muita alegria.
Tudo o que vos regozija, vós possuí-lo verdadeiramente, e muito melhor do que se fôsseis o seus proprietário. Quanta alegria nós podemos sentir perante a beleza da natureza, o nascer do sol, o céu estrelado! Contudo, eles não são materialmente nossos. Por isso, o mais importante não é a posse, mas a faculdade de se regozijar."

"Nunca se sabe o que pode levar certos seres a superarem-se. Por vezes, eles não têm nem a coragem, nem o poder, para fazer qualquer coisa por eles mesmos, mas o desejo de ajudarem uma outra pessoa, de a socorrer, desencadeia uma energia de que eles não tinham ideia.
Havia uma certa mulher que estava paralisada. Há anos que ela quase não se mexia. Mas, numa noite, desencadeou-se um incêndio lá em casa. O filho dessa mulher, que dormia noutro quarto, estava em perigo e não havia ali ninguém para intervir. Então, subitamente, ela levantou-se e foi buscar o filho. Ao saberem disso, os vizinhos não conseguiam acreditar. No entanto, era verdade: o seu amor pelo filho tinha sido mais forte do que a paralisia. Por isso, amai! O vosso amor dar-vos-á a inteligência para saberdes o que deveis fazer e a força para o realizar. Pensais que não tendes saber nem poder? Amai! O saber e o poder virão. "

"Que diferença há entre um materialista e um espiritualista? Para usar uma imagem muito simples, dir-vos-ei que o espiritualista transporta a sua casa consigo por toda a parte, ao passo que o materialista não pode deslocar a sua. Sim, o espiritualista, para quem os verdadeiros tesouros são interiores, leva sempre com ele a sua bagagem de luz, de paz, de alegria, ao passo que o materialista não pode ir para aqui e para ali com tudo o que possui: ele deve deixar a maior parte no sítio onde está.
Na realidade, o ser humano só é rico se tiver consciência de que é rico. Se o espiritualista não tiver consciência da sua riqueza, é mais pobre do que todos os materialistas. Mas, se ele aprender a alargar a sua consciência, sentir-se-á em relação com todas as almas evoluídas do universo, que o inspiram, que lhe transmitem a sua ciência, que lhe dão a sua proteção. Que riquezas materiais podem comparar-se com isso? Até as pedras preciosas e os diamantes perdem todo o seu brilho perante o cintilar de todos os seus tesouros interiores. "

"Tem sido dito, acerca de certas pessoas nas quais habita o ódio, a violência e o espírito de destruição, que a erva já não cresce nos lugares por onde elas passam. É uma imagem, mas não é exagerada. E outros seres, pelo contrário, que são habitados pelo amor, pela bondade, deixam, por toda a parte onde passam, marcas tão benéficas que, sem saberem porquê, aqueles que vêm até junto deles sentem-se iluminados, reconfortados, vivificados.
O conhecimento desta verdade deve inspirar-vos a vontade de vos manifestardes por toda a parte como uma presença benéfica. Em todos os lugares onde estiverdes, pensai em pronunciar, pelo menos durante alguns instantes, os melhores desejos: «Que todos aqueles que vierem aqui sejam tocados pela luz! Como todos são filhos de Deus, que sejam inspirados pelo desejo de trabalhar para a paz, para a fraternidade!» Quando os seres vos são queridos, não é necessários dizer-vos para lhes desejardes as melhores coisas, vós fazei-lo espontaneamente, pois os vossos sentimentos impelem-vos nesse sentido. Então, por que não pensais espontaneamente em formular também os melhores desejos para o mundo inteiro? "

"O Senhor quer apenas uma coisa para as suas criaturas: que elas beneficiem o mais possível das riquezas que Ele lhes deu. E elas só beneficiarão verdadeiramente dessas riquezas se aprenderem a consagrá-las a Deus. Tudo o que é consagrado a Deus fica protegido pelos espíritos luminosos do mundo invisível. Uma faculdade, um talento, que vós consagrais a Deus, aumenta, ganha amplitude, ao passo que, se não Lhe for consagrado, vós perdei-lo. Mesmo que, em concreto, ainda possuais esse dom, é como se já estivésseis a perdê-lo, pois, interiormente, não beneficiais dele tanto quanto seria possível.
Compreendei bem isto: pode-se possuir grandes riquezas, mas, ao mesmo tempo, estar privado delas, por não as ter consagrado para garantir a sua proteção. Todos os dias, na vossa casa ou noutros lugares, vós pensais em proteger imensos objetos sem importância. Então, por que vos esqueceis de proteger as vossas faculdades e os vossos talentos? Consagrai-os ao Senhor: eles não só ficarão protegidos, como irão desenvolver-se, continuamente, em vós. "

"Pode acontecer vós encontrardes um ser pelo qual vos sentis imediatamente atraídos. Ele é como um vaso cheio de uma essência preciosa que vos mergulha no deslumbramento. Ele inspira-vos, alarga os vossos horizontes e revela-vos as belezas do céu e da terra. Agradecei ao Senhor por o terdes encontrado e, se quiserdes prolongar por muito tempo a vossa alegria, procurai manter alguma distância em relação a ele. Porquê? Porque o espaço que separa dois seres, esse espaço que se julga estar vazio, na realidade está cheio de essências subtis que são as melhores condutoras das energias positivas; é graças a esse espaço que as trocas podem realizar-se na harmonia e na luz.
Enquanto existir uma certa distância entre vós e o ser que amais, tendes a possibilidade de fazer trocas de energias e, graças a elas, reforçar-vos um ao outro. Após cada encontro, separar-vos-eis sentindo que estais preenchidos, invadidos por uma alegria extraordinária, porque soubestes manter essa distância que dá as melhores condições para continuardes a comunicar entre vós. Se escutardes bem este conselho e procurardes praticá-lo, nunca ficareis privados de encontros felizes na vossa vida; e, porque sabeis apreciá-los, conhecereis verdadeiramente o que é o amor."

"Os quatro elementos – a terra, a água, o ar e o fogo – são governados por Anjos, servidores de Deus. Por isso, nós podemos pedir ao Senhor que nos envie esses Anjos, para eles nos ajudarem no nosso trabalho espiritual. Eis uma oração para isso:
«Senhor Deus, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, Senhor do universo, envia-me os teus servidores, os Anjos da terra, da água, do ar e do fogo, a fim de que eu possa trabalhar com eles para a vinda do teu Reino e da tua Justiça.
Que o Anjo da terra absorva as sujidades do meu corpo físico, para que eu me torne capaz de realizar a tua vontade e exprimir o teu esplendor!
Que o Anjo da água lave o meu coração de todas as suas impurezas, para que eu me torne um recetáculo do teu amor divino!
Que o anjo do ar purifique o meu intelecto, para que ele brilhe com a tua luz e a tua sabedoria!
Finalmente, Senhor, envia-me o Anjo do fogo. Que ele santifique a minha alma e o meu espírito, para que eles se tornem moradas da tua verdade!»"

"A maior parte dos humanos estão habituados a viver a vida como ela vem, sem terem a perceção de que os acontecimentos são uma matéria que é preciso tentar preparar, como se prepara os alimentos, cozendo-os e acrescentando-lhes certos ingredientes: azeite, vinagre, sal, pimenta, etc. E também não se come os peixes tal como eles são pescados, nem os legumes tal como acabam de ser arrancados da terra, não é? A cozinha é, pois, a arte de tornar comestíveis, e mesmo suculentos, produtos de toda a espécie que seriam indigestos ou insípidos se não se tivesse o trabalho de os limpar, de os cozer, de os temperar. Acontece o mesmo em relação à felicidade. A felicidade é o resultado de uma verdadeira cozinha interior. Os bons momentos da existência não virão apresentar-se espontaneamente a vós, não os colhereis como se colhe um fruto maduro de uma árvore pela qual se passa. Deveis aprender a trabalhar cada situação e, em particular, as situações difíceis, dolorosas, acrescentando-lhes elementos do vosso espírito e da vossa alma, inspirados pela sabedoria e pelo amor divinos. "

"Uma refeição é uma cerimónia mágica: os alimentos que entram no nosso organismo vão transformar-se não só em saúde, em força, mas também em amor e em luz. Por isso, deveis ter o cuidado de não ir para a mesa num estado interior qualquer. Por certo já verificastes muitas vezes que, quando comeis num estado de irritação, de perturbação, durante as horas que se seguem não conseguis estar em paz. Porquê? Porque, pelos vossos pensamentos e pelos vossos sentimentos, influenciastes mal os alimentos e depois são eles que provocam os vossos estados negativos.
Tudo é sagrado na vida, tudo tem um sentido. As Inteligências da natureza prepararam os alimentos com o objetivo de manter a vida em nós. Se introduzirdes neles vibrações nocivas, pagareis, de uma forma ou de outra, essa negligência e essa falta de respeito. O estado interior em que comeis regista-se algures no vosso organismo, e a vossa saúde, física e espiritual, depende desse estado. "

"Pode-se comparar o ser humano a um livro, um livro que ele próprio está a escrever. E, muitas vezes, é um conjunto de garatujas, uma grande confusão, um amontoado de insanidades, de aberrações… E, quando dois desses livros se encontram e sentem atração um pelo outro, ficam dia e noite ocupados a ler-se. Mas o que é que eles aprendem com essa leitura?
Os humanos conhecem certamente muitas coisas, mas ainda não aprenderam a escrever o seu próprio livro. Eles só se preocupam em criar no exterior de si mesmos: esculpir, modelar, desenhar, escrever… sempre no exterior. O interior permanece um terreno inculto. É tempo de eles aprenderem a escrever o seu próprio livro. Então, sempre que se encontrarem, ficarão maravilhados por poderem ler  e ver uns nos outros palavras, frases, poemas e desenhos sublimes: as qualidades, as virtudes, os dons que cada um se terá esforçado por desenvolver em si mesmo.  "

"«No começo, Deus criou o céu e a terra. A terra era informe e vazia; havia trevas à superfície do abismo e o espírito de Deus movia-se acima das águas.» O que significam estas primeiras linhas do livro da Génese? Tal como indicam as palavras “informe”, “vazio”, “trevas”, “abismo”, o universo anterior à criação era um espaço não organizado e obscuro. Mas, por cima desse caos, planava o espírito de Deus. A água representa a matéria cósmica original que o espírito de Deus, o fogo primordial, penetrou para a fertilizar. Contrariamente àquilo que geralmente se crê, não é o elemento terra que melhor exprime e manifesta as propriedades e as qualidades da matéria: é a água, com a sua recetividade, a sua adaptabilidade, a sua maleabilidade.
 A água é, pois, o símbolo da matéria primordial que recebeu os genes fertilizadores do espírito. Ao fecundar a matéria, o espírito trabalha sobre ela e, à medida que aparecem novas criações, ele descobre os seus poderes, vai conseguindo conhecer-se. Então, se me perguntardes por que razão Deus criou o universo, eu responder-vos-ei: …para Se conhecer. A Cabala ensina que Deus quer conhecer-Se através do seu reflexo e ela representa precisamente essa ideia por intermédio de uma extensão de água na qual se reflete o seu rosto. "

"Os humanos não são naturalmente impelidos a entrar na situação uns dos outros e é daí que provêm tantos erros de julgamento, tantas injustiças e crueldades. Quando vos pronunciais sobre uma pessoa, o que é que sabeis da situação em que ela se encontra?... Então, antes de a criticar, de a acusar, pelo menos durante alguns minutos, esforçai-vos por pôr-vos no seu lugar: talvez vos apercebais de que, se estivésseis na sua situação, agiríeis dez vezes pior do que ela.
Vale a pena tentar entrar na situação das pessoas que vos são desagradáveis e que estais sempre a condenar. Bastam alguns minutos por dia deste exercício e ganhareis qualidades de paciência, de indulgência, de doçura, de generosidade, de que vós beneficiareis e elas também.  "
 
"A nossa vida não passa de uma sucessão de trocas que fazemos com o universo. A vida cósmica entra em nós e nós impregnamo-la com as nossas próprias emanações e depois enviamo-la de volta. De novo absorvemos essa vida e de novo a enviamos de volta. As manifestações mais evidentes destas trocas são a alimentação e a respiração. Se houver entraves nestes domínios, isso provoca o enfraquecimento, a doença e a morte.
Mas as trocas que nós devemos fazer para viver não se limitam à alimentação e à respiração. Ou, mais exatamente, elas consistem em alimentar-se e em respirar também nas diferentes regiões do universo, para alimentar os nossos corpos subtis: os corpos etérico, astral, mental, causal, búdico e átmico. Quando compreenderdes como é possível encontrar no universo os alimentos convenientes para os vossos diferentes corpos, sentireis a vossa vida ressoar como uma imensa sinfonia. Mas, primeiro, é preciso começar por restabelecer as comunicações, para que as correntes de energias possam circular entre o universo e vós. E o restabelecimento dessas comunicações só pode ser feito por um trabalho com o pensamento."
 
"Sede pacientes e vivereis muito tempo. Vós direis: «Mas isso não é possível! Temos de gastar tantas energias para aguentar as situações e as pessoas difíceis!» Não, pelo contrário. É quando estais impacientes que desperdiçais mais energias. A calma e a paciência reforçam a vitalidade e prolongam a vida. Aqueles que, depois de terem explodido contra as pessoas ou os acontecimentos, exclamam: «Ah, agora sinto-me melhor!», não se apercebem de que esse “melhor” é, na realidade, uma grande perda. Eles devem analisar-se para perceber o que é que se sente melhor neles: a sua natureza superior ou a sua natureza inferior? E, pouco depois, ao pensarem naquela explosão, será que ficam, realmente, contentes consigo mesmos? Não pensarão que teria sido preferível conseguirem dominar-se?
Procurai experimentar em vós a eficácia desta virtude, a paciência. Em vez de recorrerdes a toda a espécie de xaropes, poções, elixires e outras beberagens, bebei paciência! Ela é que reanimará em vós as forças da vida… Forças essas de que não tendes a menor ideia. "
 
"Mesmo os místicos afirmaram que procurar Deus, o Absoluto, é um processo longo, dececionante, e que eles tinham muitas vezes a impressão de tatear no vazio. É verdade! Um ser que procura Deus pode ter a impressão de que está a debater-se no vazio; mas isso não passa de uma impressão e é preciso não desanimar.
Consideremos um exemplo: um homem cava um poço para ter água e saciar a sua sede. Ele não sabe a que profundidade vai encontrá-la e, nesta incerteza, poderia ser tentado a desistir. Mas ele tem a imagem, o reflexo, dessa água na sua mente, no seu coração, na sua alma. Ele vive com a ideia, o pensamento, a esperança, da água, e, embora essa água ainda não jorre fisicamente, nele já está a jorrar. Assim também, aquele que procura Deus, ainda que, aparentemente, nada tenha encontrado, trabalha com uma realidade muito poderosa que vive nele próprio. E pode dizer para consigo: «É certo que ainda não encontrei realmente Deus, mas Ele manifesta-se através dos meus pensamentos, dos meus sentimentos, dos meus desejos.» E esta esperança, esta fé, já é Deus… "
 
"Há imensas pessoas que se interessam pela ciência esotérica sem estarem preparadas para ela. Fazendo citações tiradas daqui e dali, em livros de que não compreenderam grande coisa, elas sentem-se orgulhosas por passarem por astrólogos, alquimistas, magos, cabalistas… Mas, coitadas, não se apercebem de que a sua existência e todo o seu ser estão numa imensa desordem que não tem qualquer relação com a astrologia, a alquimia, a magia ou a Cabala verdadeiras. Seria preferível que deixassem todas essas ciências sossegadas! É na vida quotidiana que primeiro é preciso mostrar que se sabe qualquer coisa.
Lendo livros, é claro, consegue-se sempre adquirir conhecimentos e até ficar muito erudito. Mas isso não é o verdadeiro saber. O verdadeiro saber é ser capaz de se dominar, de se libertar das suas fraquezas, de já não ser continuamente vítima de dilacerações interiores. Aquele que possui o verdadeiro saber procura manifestar-se por toda a parte como uma presença luminosa e benfazeja. E só depois é que o estudo das ciências esotéricas lhe trará, verdadeiramente, alguma coisa. "
 
"Aparentemente, só se vê injustiças na terra. Uns têm tudo – saúde, beleza, riquezas, talentos, virtudes – e outros têm tão pouco! Mas, na realidade, nada daquilo que os humanos receberam à nascença lhes foi dado de modo arbitrário: eles trabalharam no passado para obter tudo o que possuem hoje. Quer se trate das riquezas materiais, intelectuais ou espirituais, a Justiça cósmica concedeu-lhas como recompensa pelos seus esforços.
Tudo o que possuímos é consequência de uma vida de esforços, mas não nos é dado definitivamente. Para o mantermos nas próximas encarnações, devemos aprender a servir-nos disso de forma sensata e, sobretudo, fazer com que os outros também beneficiem. Devemos fazer frutificar todos os dons que recebemos à nascença, e a melhor maneira de os fazer frutificar é, precisamente, utilizá-los para ajudar também os outros, facilitando a sua evolução. "
 
"A maioria das pessoas que se iniciam na vida espiritual têm uma primeira dificuldade para ultrapassar: não conseguem meditar, pois não sabem concentrar-se. Porquê? Primeiro, porque não aprenderam a escolher os temas de meditação, lançam-se nela às cegas e sem método. A primeira regra é escolher um tema de natureza espiritual e a segunda é que esse tema toque o seu coração. É o amor que tendes por um ser ou por um objeto que vos liga a ele. Quando não amais, sois, por assim dizer, como um selo postal que não tem cola: não aderis.
O erro dos que começam é quererem imediatamente concentrar-se nas questões metafísicas mais abstratas: a verdade, a eternidade, o infinito, o Absoluto, o Ser supremo… Começai, antes, por escolher uma imagem bela e pura de que gostais, uma imagem tomada da natureza ou da arte. Deste modo, o vosso cérebro habituar-se-á a concentrar-se e, pouco a pouco, podereis meditar em temas mais distantes de vós. Para se obter resultados na vida espiritual, é preciso saber servir-se do poder formidável do amor. "
 
"Devemos focar-nos, com confiança, nos Iniciados, nos grandes Mestres, em todos esses seres que foram muito mais longe do que nós no caminho da evolução, pois precisamos deles para sermos instruídos e guiados. Não há que ter medo de que eles abusem da sua autoridade, privando-nos da nossa liberdade: eles não têm qualquer vontade de nos ter para si mesmos. O seu único propósito é pôr-nos em relação com um mundo ao qual nunca poderíamos ter acesso imediato só com as nossas capacidades. Através desses seres, circulam correntes de energias puras, eles são como fontes nas quais podemos beber enquanto não somos capazes de nos saciar diretamente na nascente cósmica.
Os bons pais sabem que, depois de terem educado os seus filhos e velado por eles, devem deixá-los em liberdade e não os manter agarrados a si. Do mesmo modo, um Mestre espiritual sabe que deve preparar os seus discípulos para os seus pais divinos, isto é, para os verdadeiros pais da sua alma e do seu espírito: a Alma Universal e o Espírito Cósmico."