domingo, 3 de julho de 2016

MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV

"A importância do começo… Como fazeis um primeiro gesto ou dais um primeiro passo, em que estado de espírito, com que intenção – é desse começo que dependem os resultados que obtereis ao longo de toda a vossa vida, os sucessos ou, pelo contrário, os insucessos.
Estais surpreendidos. Como é que um pequeno detalhe pode determinar todo um encadeamento de circunstâncias? Mas observai-vos. Se começardes qualquer coisa num estado de agitação, desencadeareis em vós forças caóticas. E se, nesse estado, fordes trabalhar ou visitar alguém, quanto mais vos aproximardes do objetivo, mais agitados vos sentireis: então, fareis gestos desajeitados, pronunciareis palavras imprudentes. Depois, quantos estragos haverá que reparar… Se ainda for possível repará-los! Pelo contrário, quando tendes o cuidado de dar o primeiro passo num estado de paz, de harmonia, quanto mais avançais, mais sentis que encontrais a atitude adequada, as palavras convenientes para pronunciar. Então, estai vigilantes, para começardes sempre bem o que quer que inicieis."

"Meditai na imagem da fonte, essa água cristalina que brota da terra e está sempre a correr. Mesmo que lancem nela algumas sujidades, a corrente leva-as. É este jorrar ininterrupto da água que faz com que a fonte permaneça sempre límpida, sempre viva, sempre pura.
Então, tomai a fonte como modelo, fazei jorrar a vida em vós, fazei jorrar o amor, e estareis sempre protegidos. Não sentireis as más influências, nem as críticas, nem as maldades. Nem sequer vos apercebereis de que tentaram sujar-vos ou fazer-vos mal, pois tudo o que poderia acontecer-vos de mau, vós eliminai-lo, tal como faz a fonte. "

"Tudo o que nos acontece só ganha sentido e valor na medida em que estamos decididos a tirar partido disso. Nessas circunstâncias, mesmo os insucessos, mesmo as ignomínias, transformam-se em pedras preciosas; ao passo que os sucessos, as honras, acabam por virar-se contra aqueles que não sabem utilizá-los para o bem.
O Criador pôs em nós tudo aquilo de que necessitamos para enfrentar cada situação. Ele equipou-nos com um laboratório no qual nós podemos entrar e trabalhar todos os dias. Os líquidos, os pós, os gases, assim como as instruções sobre o modo de os usar, estão nesse laboratório interior. Todos os seres, mesmo os mais desprovidos de meios, os mais rejeitados, os criminosos, possuem os elementos necessários para se regenerar. Eles acumularam em si tantos obstáculos, que agora lhes é muito difícil aceder a esse laboratório. Mas eles devem procurar, devem esforçar-se, devem ter confiança: a sua salvação está lá, neles próprios. "

"Vós cometestes um erro e sentis remorsos, vergonha? É normal e até é bom, pois ninguém pode corrigir-se se não tomar consciência dos erros que cometeu. Mas esses remorsos só devem servir para uma coisa: decidir não recomeçar os mesmos erros. Senão, são inúteis e até nocivos. Aqueles que estão sempre a pensar nos seus erros e que se deixam esmagar pelos remorsos estão a remexer na lama do seu subconsciente e atraem forças negativas. Não devem pensar que esta atitude alegra o Senhor e que Ele aprecia ver os humanos estarem continuamente a bater com a mão no peito.
As vossas experiências infelizes só devem servir-vos para encontrardes o caminho da sabedoria. Não fiqueis a repisá-las, esquecei-as até, e apresentai-vos diante do Senhor, dizendo-Lhe: «Meu Deus, eu cometi erros, mas, como sou teu filho, sei que Tu me deste a tua luz e a tua força. Ajuda-me a manifestá-las, para que eu Te glorifique na terra como os anjos Te glorificam no Céu.»"

"Mesmo as entidades mais poderosas do mundo divino não podem agir diretamente na terra para aí instalarem a ordem e a paz. Porquê? Porque não são feitas de matéria física. Para elas intervirem, é preciso que sejam os humanos a dar-lhes essa possibilidade. Enquanto não há um traidor no interior de uma fortaleza para abrir passagem aos inimigos, é impossível tomá-la. Na terra, também são necessários “traidores”! Como ela é uma fortaleza em que muitos dos ocupantes se opõem à vinda dos espíritos luminosos que querem contribuir para a felicidade dos humanos, é preciso que haja traidores ou, se preferirdes, aliados, para lhes abrirem as portas.
Na terra, os humanos são tão poderosos como todos os exércitos celestes e, se eles quiserem enfrentá-los, esses exércitos nada podem fazer. Por isso, o Céu procura aliados, e os espiritualistas são precisamente esses aliados: graças a eles, o Céu pode infiltrar-se na cidadela que a terra é, para nela fazer reinar mais justiça e mais amor. "

"A nudez é um traço característico da verdade. Sim, só a verdade é nua. Portanto, para se elevar até esse despojamento que caracteriza a verdade, cada um deve trabalhar para se libertar de todas as camadas opacas que nele existem e o tornam impermeável às influências do mundo divino. Quando ele consegue essa nudez, pode ir muito alto, para receber mensagens, conselhos, a sabedoria, o amor, a ajuda de Deus.
Perante o Céu, temos de nos apresentar nus, isto é, despojados do nosso egoísmo, dos nossos calculismos, das nossas opiniões erradas. Quanto mais nos despojamos, mais nos elevamos. Depois, quando descemos – pois é-se sempre obrigado a descer; enquanto se está na terra, há que dar conta também dos deveres da terra –, nós “vestimo-nos de novo”, quer dizer, retomamos as nossas atividades, os nossos projetos, as relações com a família, os amigos, os vizinhos, etc. Para a terra, para a sociedade, é necessário vestir-se um pouco, mas não para o Céu. O Céu só gosta dos seres “nus”."

"O dinheiro, os presentes, a violência, os feitiços, a magia… Nenhum destes meios pode obrigar um ser a amar outro. A alma e o espírito são filha e filho de Deus e nada nem ninguém tem o poder de os constranger. Imaginemos que uma mulher tenta forçar o amor de um homem utilizando a magia. Mesmo que ele acabe por ceder, na realidade não é a sua alma que deseja essa mulher: a magia que ela praticou apenas atraiu entidades que entraram nele para a satisfazer através dele. E essas criaturas não são entidades luminosas (as entidades luminosas não aceitam estas práticas), mas criaturas do astral inferior. Essa mulher julga que é amada, mas não só não é amada, como as criaturas que ela atraiu vão devorá-la, esgotá-la, psiquicamente. Ela pagará, pois, muito caro o fingimento de amor que assim obteve.
O único meio inofensivo para alguém conseguir ser amado por um ser é só pensar bem a seu respeito, só lhe enviar pensamentos luminosos e puros. Também é magia, mas magia branca, a única que é permitida. "

"Por vezes, sentis-vos vulneráveis, tudo o que acontece de mau à vossa volta vos atinge, vos perturba: os acontecimentos, o comportamento dos seres em relação a vós, etc. Para não vos deixardes atingir pelo mal, só vos resta escapar-lhe, elevando-vos até regiões onde ele já não poderá atingir-vos. Perguntareis: «Mas essas regiões existem?» Sim, elas existem em vós mesmos, tal como existem no universo; se ainda não vos apercebestes disso, é porque não ainda não estais muito habituados a observar-vos.
Então, daqui em diante, observai-vos: constatareis que acontecimentos que, em certas circunstâncias, vos deixaram tristes, desanimados, se ocorrerem em circunstâncias diferentes já não vos afetam. Porquê? Porque perdestes completamente a sensibilidade? Não, mas nessas ocasiões, por determinadas razões, projetastes-vos a um nível de consciência em que elas já não vos atingem. Isso é a prova de que há regiões no homem a que o mal não pode chegar. "

"A luz que nós vemos é, na realidade, a materialização da luz primordial. E essa luz primordial, a primeira emanação de Deus, é o Sol cósmico, o Cristo, pois o espírito que se manifesta e que nos fala através do sol é o Espírito do Cristo e, se nós aprendermos a ligar-nos a ele, ele dar-nos-á todas as suas bênçãos: a luz, o calor, a vida, a beleza, a pureza, a saúde… Mas, para isso, não basta ir expor-se ao sol como faz a maior parte das pessoas, ou seja, instintivamente, por prazer, sem a participação da sua consciência; os raios que as pessoas assim recebem não lhes trazem grande coisa.
Para receberdes do sol elementos verdadeiramente divinos, é o vosso espírito que deve entrar em contacto com ele, penetrar nele, fundir-se nele… Sim, o vosso espírito, não apenas a vossa pele! Expor-se fisicamente ao sol está muito certo; mas, se a vossa consciência, a vossa inteligência e o vosso espírito participarem nesse encontro com ele, ele dar-vos-á o conhecimento, a iluminação. "

"Sobre alguém que facilmente fica magoado, ofendido, diz-se que é uma pessoa sensível. Não, a verdadeira sensibilidade é uma abertura total à beleza e à luz do mundo divino e um fecho a todas as coisas feias e absurdas do mundo humano. Portanto, aquilo a que, geralmente, se chama sensibilidade, ou seja, a capacidade de sentir dolorosamente a indiferença, o desprezo, as críticas, as ofensas, na realidade não passa de suscetibilidade, sensibilidade excessiva. Então, coitados daqueles para quem nem o Céu, nem os anjos, nem os amigos, nem a beleza existem, e só existem pessoas injustas, más e mal-intencionadas!
Não se deve confundir sensibilidade e suscetibilidade. A suscetibilidade é a manifestação doentia de um “eu” pobre, mesquinho, de vistas curtas, neurótico. A sensibilidade, pelo contrário, é um grau superior de evolução, que põe um ser em relação com as regiões celestes e lhe permite vibrar em uníssono com toda a beleza do universo. "

"Qual é o único verdadeiro Deus, que religião é superior a todas as outras?... Não se deve fazer este tipo de perguntas, nem esperar que uma religião vos apresente, do exterior, este ou aquele Deus para adorar. É em vós mesmos que deveis procurar Deus. Enquanto O procurardes no exterior, no céu ou seja onde for, haverá sempre entre Ele e vós uma distância, uma separação, e não O encontrareis.
E, o que é ainda mais grave, é que, ao procurardes Deus no exterior de vós, vos separais do vosso verdadeiro Eu. Por isso, não conseguis encontrar-vos a vós mesmos e passais por toda a espécie de estados contraditórios: num certo momento, estais em paz, o sentido da vida surge-vos de uma maneira clara, e depois, de repente, ficais angustiados, perturbados, tudo se obscurece. Enquanto o ser humano não procurar a divindade nele mesmo, enquanto ele não trabalhar para se identificar com Ela, anda a tatear, sente-se puxado para vários lados, vai vacilando. "

"Vós estais ocupados com isto ou com aquilo e, repentinamente, sentis uma sensação de vazio, de angústia... Isso é sinal de que um intruso tenta infiltrar-se em vós. Ou, então, foi a vossa consciência que, ao viajar, se transviou para uma região hostil, pois isso também pode acontecer, e a qualquer pessoa.
Quando vos vem uma sensação dessas, não fiqueis sem fazer nada, porque ela é como uma porta aberta a acontecimentos muito mais graves, que se lhe seguirão automaticamente, se tardardes a reagir. Observai-vos de imediato a vós mesmos, para compreenderdes o que vos conduziu aí. Depois, pela oração, pela meditação, procurai reencontrar o caminho que vos conduzirá aos espíritos da luz e da paz, e dizei-lhes que é a eles que quereis abrir a vossa morada."

"Meditai no poder do sol, que penetra na terra com os seus raios. É graças a eles que ela se cobre de uma vegetação abundante. As ervas, os legumes, os cereais, os frutos, servem para alimentar o mundo inteiro, mas só existem graças a essa penetração da terra pelo sol.
E vós, o que fazeis sob a ação dos raios solares? Não sentis que há todo um trabalho à vossa espera? Pela meditação, podeis concentrar esses raios em vós, para que eles vos penetrem, do mesmo modo que penetram em vós os alimentos, a água e o ar. Sim, isso é possível: se estiverdes conscientes de que, através dos seus raios, o sol vos dá a sua vida, preparais-vos para os receber, abris em vós mesmos milhares de portas pelas quais eles podem entrar. E não só melhorais a vossa saúde, como purificais os vossos sentimentos e tornais mais luminosos os vossos pensamentos.  "

"A Igreja ensina que o batismo é uma purificação pela água destinada a lavar o ser humano do pecado original. Depois desta cerimónia, ele é admitido na comunidade dos cristãos. Evidentemente, não há nada a dizer contra o sacramento do batismo, desde que se compreenda o seu verdadeiro sentido. Batizar uma criança ou um adulto faz dele um cristão, bem entendido. Mas quem não recebeu batismo cristão não é, por isso, uma alma transviada, perdida nas trevas. E quem o recebeu não deve imaginar que isso é suficiente para a sua salvação: cabe-lhe a ele trabalhar depois, durante toda a sua vida, para manter e amplificar os efeitos do batismo.
Batiza-se uma criança, ela é lavada do pecado original – admitamos que sim… –, mas aquilo que o sacerdote pôs nela no momento do batismo é algo que ela se deverá esforçar por manter e enriquecer durante toda a sua vida. Se, quando for adulta, ela não trabalhar em cada dia, conscientemente, com todo o seu coração, toda a sua alma, para se purificar, o batismo já não lhe servirá de grande coisa. É ela que deve contribuir, em cada dia, para a sua salvação."

"O que é que se sabe verdadeiramente das relações entre o homem e o animal? Por vezes, há almas humanas que são condenadas a habitar em corpos de animais, a fim de expiarem erros cometidos numa existência anterior. A lei cármica coloca-as nesta situação por um determinado tempo e elas trabalham com a alma do animal, sem a desalojar… Também sucede certos seres muito evoluídos entrarem durante algum tempo no corpo de animais: eles querem estudar esse universo que os humanos ainda conhecem tão mal.
E vou falar-vos de mais um aspeto dessas relações. Segundo a sua natureza, o seu modo de vida, os animais estão predestinados a reter neles os bons ou os maus fluidos que circulam na atmosfera. Assim, os humanos podem descarregar neles forças negativas que os atormentam, e é isso que fazem muitas pessoas, inconscientemente, com os seus animais domésticos. É também deste modo que se explica a passagem dos Evangelhos em que Jesus liberta um homem dos seus demónios, fazendo-os entrar em porcos."

"À noite, durante o sono, vós tendes boas condições para vos instruirdes no mundo invisível. E, mesmo que não guardeis qualquer recordação precisa daquilo que aprendestes, por vezes, no dia seguinte, podeis sentir que elementos novos se acrescentaram à vossa compreensão das coisas.
Cada dia é uma nova existência. Em cada manhã, vós nasceis para o mundo; em cada noite, deixais o mundo; e é importante que vivais bem esse momento, pois ele prepara as condições para o dia seguinte. Qualquer que seja o tipo de vivência que tivestes ao longo de um dia, no momento de adormecer esforçai-vos por afastar tudo o que pode obscurecer a vossa consciência. Apelai para os melhores pensamentos e para os melhores sentimentos, para que eles vos acompanhem nessa viagem sagrada que ides fazer no outro mundo. Na manhã seguinte, entrareis na nova jornada com sensações de luz, de paz e de alegria."

"A lua, astro das noites, reina sobre as águas, sobre as águas cristalinas e também sobre as águas poluídas. Por isso, ela é o astro da magia branca e também o da magia negra. Os Iniciados estudaram estes dois aspetos – puro e impuro, benéfico e maléfico – da lua. Na mitologia, eles eram personificados pela deusa Diana (ou Artemisa), chamada “a casta Diana”, e pela deusa Hécate, divindade infernal. A face oculta da lua, o cone de sombra, tem a propriedade de absorver o mal que é feito na terra, pois os pensamentos e os sentimentos deslocam-se, e os pensamentos e sentimentos dos humanos inspirados pelo mal são aspirados pelo cone de sombra. É desta região que os feiticeiros atraem as entidades tenebrosas que atormentam os humanos e os desviam do caminho, e é também de lá que eles obtêm os elementos para os seus feitiços e os seus esconjuros. Quanto à outra face da lua, ela está exposta à influência purificadora do sol.
Se aprenderdes a concentrar-vos nas regiões superiores da lua, purificar-vos-eis. Para serdes ajudados neste exercício, podeis segurar na mão um objeto de prata, pois, tal como o sol tem afinidades com o fogo e o ouro, a lua tem afinidades com a água e a prata. Ligai-vos também ao Arcanjo Gabriel, que é o Arcanjo da lua, como Miguel é o Arcanjo do sol. "
 
"Aprendei a mobilizar os vossos pensamentos, os vossos desejos e mesmo todas as tendências da vossa natureza inferior para a realização de um ideal sublime. O sol pode ajudar-vos a realizar este trabalho de unificação, de harmonização. Quando o vedes erguer-se, no começo do dia, pensai que a vossa consciência se aproxima do vosso próprio sol, o vosso espírito, o vosso Eu superior, para se fundir com ele. Quando tiverdes conseguido pacificar e unificar todas as forças contrárias que vos sacodem, para as lançardes numa única direção luminosa, divina, tornar-vos-eis um foco tão poderoso que sereis capazes de irradiar em todas as direções, como o sol.
Um ser que conseguiu pôr em ordem os seus próprios problemas é livre e pode começar a pensar nos outros. Graças à liberdade que adquiriu, ele alarga o campo da sua consciência a todo o género humano e, tal como o sol, envia a grande abundância de luz e de amor que transborda dele… Mas, antes de poder irradiar, ele tem de aprender a concentrar todos os poderes do seu ser e a orientá-los numa única direção."
 
"O Mestre Peter Deunov dizia: «Se alimentardes em vós a ideia de amor na sua forma mais sublime, obtereis a ajuda de milhares e milhares de almas amorosas, pois o amor subentende o trabalho coletivo de uma multidão de almas, ligadas entre si por essa ideia de amor. O amor divino é a maior força que existe. Nunca duvideis desta verdade, para que as almas que trabalham em seu nome permaneçam sempre junto de vós.»
Estas palavras merecem ser meditadas, mastigadas, digeridas, pois abrem-nos horizontes extraordinários. Quando nós tivermos chegado a essa conceção divina do amor, atrairemos do alto milhares de almas que virão ajudar-nos, apoiar-nos. A linguagem humana é fraca para exprimir a alegria daqueles que recebem a visita de um tal amor. Basta-lhes ver, de passagem, o rosto de um homem ou de uma mulher para se sentirem na plenitude. "
 
"Automaticamente, distraidamente, todos os dias vós introduzis chaves em fechaduras, sem ver que estais a repetir, simbolicamente, o trabalho do espírito (a chave) na matéria (a fechadura). Mas, estudai o que são uma chave e uma fechadura e tereis, então, chaves para abrir fechaduras em que ainda nunca pensastes. Sim, os ouvidos, a boca, as narinas, os olhos, são fechaduras; e também o cérebro é uma fechadura. Quando tiverdes tomado consciência disto, estareis na posse das chaves que abrem as portas da natureza e também portas em vós mesmos.
E o que são o intelecto, o coração e a vontade? Portas pelas quais circulam os nossos pensamentos, os nossos sentimentos, as nossas energias. E as chaves para abrir estas portas são a sabedoria, o amor e a verdade. A sabedoria abre o intelecto, o amor abre o coração e a verdade abre a vontade. Sempre que tendes um novo problema para resolver, experimentai essas chaves. Não conseguis com a primeira? Tentai a segunda. A segunda também não abre? Experimentai a terceira. Se souberdes como operar, é impossível que uma destas três chaves não acabe por resolver o vosso problema "
 
"Para os humanos, o tempo ganhou uma importância desmedida. Escutai-os e estareis sempre a ouvir as mesmas frases: «Não tenho tempo… Quanto tempo é que isto ainda me vai ocupar?... Eu vou ganhar tempo…» Pois bem, na vida espiritual não devemos preocupar-nos com o tempo. Se fixardes para vós próprios prazos para triunfar sobre este ou aquele dos vossos defeitos, para obter um determinado poder psíquico ou uma determinada revelação interior, só conseguireis crispar-vos e o vosso desenvolvimento não se fará harmoniosamente.
Deveis trabalhar para vos aperfeiçoardes sem nunca fixar um prazo. Tendes a eternidade diante de vós! Um dia, necessariamente, conseguireis atingir essa perfeição a que aspirais. Focai-vos unicamente na beleza do trabalho que empreendestes e dizei: «Como isto é tão belo, não me preocupo em saber se me faltam séculos ou milénios para o realizar; eu trabalho e isso é suficiente.»"

"Os homens e as mulheres que se amam sentem necessidade de se encontrar, de se aproximar, de viver juntos, e isso é natural. Mas, se faltar na sua relação uma verdadeira dimensão interior, pode prever-se, desde logo, o fim do seu amor.
Quando vos sentis habitados pela presença subtil de um ser, constatais que não tendes absoluta necessidade da sua presença física para vos sentirdes com ele. Se sentis fortemente a necessidade da sua presença física, é porque estais a sair do vosso mundo interior, e aí arriscais-vos a encontrar grandes sofrimentos, pois quem diz que as circunstâncias não vos privarão, mais cedo ou mais tarde, desse ser que amais?... Quando sois habitados por uma presença interior, as circunstâncias exteriores têm menos poder sobre vós. Isto é um critério: se, ao pensar naqueles que amais, sentis tanta alegria como ao vê-los, sois livres, e essa alegria nunca vos deixa. "
 
"As orações, o jejum, as abluções, etc., todas as práticas prescritas nas religiões do mundo inteiro, têm por função preparar os seres para receberem corretamente as correntes e as mensagens do Céu. Mas o mais importante não são as práticas em si mesmas. O mais importante é a vontade de realizar um trabalho interior de desapego, de purificação: melhorar os seus pensamentos, os seus sentimentos e os seus atos. Aquele que não está decidido a realizar este trabalho fará melhor em deixar a espiritualidade de lado, senão tornar-se-á um perigo para si próprio e para os outros.
Enquanto as pessoas não se tiverem desembaraçado de certas ideias preconcebidas, nada é mais perigoso do que as práticas espirituais: elas dão a ilusão, àquele que as pratica, de que pode ser um mensageiro, um instrumento do Céu.
Por causa disto, houve pessoas que se tornaram carrascos da sua família ou mesmo do seu povo. Só aqueles que trabalharam para cultivar o desapego e o amor aos outros são capazes de ouvir e de transmitir as mensagens do Céu. "