quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

OS FRUTOS DO ESPÍRITO - PERSISTÊNCIA


Persistência é o nosso Fruto do Espírito de hoje. Estamos quase terminando nossa saga pelos nove frutos que Athena nos ensinou. Para falar de persistência é preciso incluir a insistência. Pois, quando a gente compara uma coisa com a outra nesse sentido, o entendimento pode ser mais rico.

Um é o contrário da outro, em termos vibracionais ou "quânticos" (o povo adora essa palavra), e principalmente na prática. Porque na persistência temos ação constante, motivada e inteligente. Na insistência temos esforço desmedido, resistência.

Persistir é manter-se firme em alguma coisa pela qual você trabalha ou em que acredita. É não desistir de prosseguir, mesmo quando as coisas parecem não dar certo ou há desafios pelo caminho. O persistente é o focado, disciplinado, forte, ousado, determinado. Ele não para por causa de problemas, infortúnios, porque ele acredita em si e no que faz. Tem amor, paixão, motivação, alegria em relação àquilo pelo qual é persistente.

Ele sabe que os resultados virão, porque tem alma e verdade no que faz. A persistência o ajuda, dia após dia, a ser mais forte, a lapidar a si e seus sonhos, a se manter em linha reta, erguendo seus projetos. A persistência é fruto do acreditar em si mesmo e isso dá força pra caminhar e construir qualquer coisa. Agora, e o insistente? É aquele que usa força numa determinada causa ou projeto, mas de forma não assertiva.

Insistência é quando percebemos que daquela árvore não sai fruto, mas permanecemos pondo a nossa força, poder e crédito em cima. Insistir é dar murro em ponta de faca, é empenho em prol de algo que não tem como acontecer. E isso tem “n” motivos, depende do que estamos falando. Pode ser uma relação falida, uma profissão que não tem mais mercado ou que exige renovação, uma amizade, um caminho que você acha que deve seguir, mas na verdade, não é o seu de alma. Ou seja, tem tanta coisa! Para saber se estamos usando persistência ou insistência, basta abraçar o nosso amiguinho já estudado, discernimento.

Estude, avalie, jogue as cartas na mesa, com frieza, firmeza e inteligência, observe sua vida e aquilo pelo qual empenha energia e investe tempo e até mesmo, dinheiro. Ponha na balança seus esforços, amor, dedicação, retorno, resultados e frutos em todos os sentidos. 

Se o resultado for positivo, se esse caminho te faz realmente feliz e se te prospera, principalmente na alma, você está no caminho da persistência. Agora, se o resultado for ruim, se você está se desgastando, acabando com você e nada de resultados, opa, você está insistindo e não persistindo.

Ambos requerem força de nós, mas na persistência a força é canalizada positivamente e nos alimenta criativa e emocionalmente. Na insistência nossa força se vai e sentimos cansaço, desânimo, insatisfação e frustração. Porque não traz resultados. A persistência gera bons frutos, porque é ação funcional e inteligente, focada. Tem preço? Claro! Mas é a sua coisa, é uma árvore que você sabe que um dia dará fruto. Não é pérola lançada aos porcos. Você está entendendo?


Na persistência tentamos aqui, ali e lá, de várias formas, sem desistir ou murmurar. Na insistência batemos naquela mesma tecla, não há mudança de estratégia, é sempre o mesmo esforço, na mesma direção, em cima da mesma coisa e os resultados sempre iguais. O persistente faz por onde, se move e trabalha muito, mas solta a coisa... O Insistente se esforça sem soltar. 

Ambos são teimosos, mas um teima com algo que sabe que dará certo, ele sente, percebe, saca. O outro não, só quer porque quer, porque acha que deveria conseguir, enfim, desconectou-se da alma e se esforça para compensar a falta dela. O persistente se empenha pela motivação que vem dela, olha a diferença! Para quem está persistindo, eu digo: Prossiga, acredite em você e em seus sonhos. Aprenda, estude, expanda e se torne melhor a cada dia. Mais inteligente e capaz para ter resultados cada vez melhores. 

E para quem insiste, migo (a), só pare, por favor! Chega, aceite que por aí não rola. E redirecione o tiro, numa direção em que sua alma realmente aponte. E você vai acertar, pode crer.
 
O próximo fruto será .
 
Chegamos ao nosso último Fruto do Espírito, . Uma palavra profundamente ligada à espiritualidade e religião, embora, seu princípio não tenha diretamente a ver com nada disso. Fé é acreditar. Quando falamos em acreditar no sobrenatural, temos o que seria uma fé espiritual. Mas, no tocante à vida humana, podemos ter fé em qualquer coisa.

Fé é creditar, validar, considerar, acreditar na possibilidade e probabilidade de algo acontecer, considerar real, verdadeiro, não importa o que seja. Há aqueles que são ateus e mesmo assim possuem uma fé extraordinária, muito maior que grande parte de quem diz ser uma pessoa espiritualizada. Quando você diz que acredita em si mesmo, está cultivando a fé. Quando você diz que acredita num alfinete, está cultivando a fé.

Agora, existem dois tipos de fé positiva, a comum, do tipo, eu acredito em tal coisa, que seria a fé básica, mais superficial, sem tanta força ou profundidade. E existe a fé incondicional, que é de zero dúvida, convicção plena, certeza absoluta acerca de alguma coisa. Essa fé é a mais poderosa que existe. Jesus disse que com essa fé podemos ordenar ao monte que se desloque e se lance no mar. Ou seja, ele quis dizer que podemos fazer tudo.

Quando existe 100% de certeza transcendemos a fé, já não é mais fé no sentido de meramente acreditar, é convicção, é um saber visceral, assentado com toda força. E só se chega nisso quando anula-se o medo, a dúvida, preocupação e ansiedade. Com essa fé se pode fazer tudo. Como bem disse o Mestre: Tudo é possível ao que crê. Ou seja, ao que não duvida e sustenta sua fé incondicionalmente.

Agora, existe a fé ruim? Sim. E ela se chama “medo”. O medo é uma fé, só que no mal. Quando eu tenho medo de algo é porque creio que aquilo PODE me atingir. Esse “pode” é o creditar, a validação que dou àquilo. Se eu tenho medo que o dinheiro falte, estou acreditando que ele irá faltar. Medo é uma expectativa emocional negativa, estou esperando por aquilo. Por isso sinto. E o que sinto, emano. E volta para mim em forma de manifestação.

O medo é acreditar que o que mal acontecerá. O medo é uma das principais causas de pessoas sofrerem tantos assaltos, porque têm medo de serem assaltadas, então, o medo atrai, valida, porque esse medo diz: A qualquer momento eu POSSO ser assaltado
Existe a possibilidade e probabilidade a partir do momento em que a pessoa abraça o "POSSO". Então, num momento de baixa frequência aquilo acontece. 

O medo de viver relações difíceis lança as pessoas em relações difíceis. O medo de se endividar atrai dívida. O medo de não conseguir algo faz a pessoa não conseguir. Porque o medo de não conseguir camufla a crença na impotência, logo, se a pessoa é impotente, não tem poder, então, nada acontece.


A fé é algo que naturalmente se expressa em você. Mas, é a sua consciência, mente, foco e escolha que direcionarão o rumo para o qual ela fluirá. E para onde ela apontar, aquilo que está lá, inevitavelmente, para você virá. 


Crer é a chave!
 
Mensagem de Vinícius Francis em Fevereiro de 2017