domingo, 3 de dezembro de 2017

MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV



"A maior parte das pessoas estão completamente dispostas a admitir que, para se ser bem-sucedido no plano material, é preciso estar convicto e trabalhar sem querer queimar etapas; no entanto, imaginam que poderão obter resultados fácil e rapidamente no plano espiritual. Que erro! No plano espiritual, mais ainda do que no plano material, primeiro há que pôr-se a trabalhar sem nunca abrandar o seu esforço. Depois, não se deve ter pressa, porque a realização de cada coisa é um empreendimento de muito longa duração para o qual nunca se deve contar o tempo. Finalmente, é preciso ter fé: estar convencido de que o trabalho que se empreendeu dará resultados um dia, pois a Natureza é fiel e verídica, e as leis que a regem nunca falham.
O trabalho, o tempo, a fé. Vós não tendes ideia da riqueza contida nestas três palavras. É claro que também se pode apresentá-las numa outra ordem: a fé, o trabalho, o tempo, etc. O essencial é compreender que estes três fatores estão ligados e como eles estão ligados."

"A Igreja instituiu aquilo a que se chama “os últimos sacramentos” ou “a extrema-unção” porque o momento em que o ser humano vai deixar a terra para entrar no outro mundo tem uma importância capital. Trata-se, pois, de preparar a alma para a grande viagem que ele vai empreender. O sacerdote procura fazer com que ele se foque nas questões essenciais: explica-lhe que é tempo de pensar no que foi a sua vida, de tomar consciência dos seus erros, de se arrepender deles e de reencontrar, no fundo de si mesmo, a ligação que o une ao Criador. Algumas pessoas pensarão que é um pouco tarde. Sim, sem dúvida, é um pouco tarde, mas não é demasiado tarde, pois aqueles que deixam o seu corpo físico sem se terem preparado para isso, sem terem a mínima noção sobre a vida depois da morte, sobre a Justiça divina, depois sofrem muito mais, pois ficam a vaguear nas regiões obscuras do além, sem compreenderem nada daquilo que está a acontecer-lhes.
É muito grave manter nos humanos a convicção errada de que nada existe depois da morte. Com o pretexto de os libertarem de crenças absurdas, prepara-se para eles, no outro mundo, provações ainda mais terríveis do que aquelas que tiveram de enfrentar na terra."

"Deus tem uma dimensão tal, que não se preocupa com os erros e as maldades dos homens e não varia em função do seu comportamento. Então, se vos sentirdes inquietos, rejeitados, porque agistes mal, não digais que Deus se retirou ou que Ele vos rejeita; fazei esforços, reparai os vossos erros e senti-l’O-eis de novo próximo de vós.
E sobretudo não espereis que Deus vos perdoe: Ele não vos condenou, por isso não tem de perdoar-vos. Não serve de nada bater no peito, dizendo: «Eu sou um pecador, eu sou um pecador...» Uma vez que fostes vós que tivestes o poder de criar as nuvens que vos privam da luz de Deus, sois vós que tendes o poder de as desagregar. Tudo depende de vós, da vossa atitude. Para que servem todos os progressos da psicologia, se o homem não consegue analisar os diferentes estados pelos quais passa, compreendê-los e superá-los?"

"O que podeis vós acrescentar a um recipiente que já está cheio? Nada. Para pôr nele um novo conteúdo, primeiro é preciso esvaziá-lo. Acontece o mesmo com o ser humano: se ele não se esvaziar dos seus defeitos e dos seus maus hábitos, como é que as virtudes e as qualidades divinas poderão vir instalar-se nele? É este o sentido da renúncia: renunciar é esvaziar-se, libertar-se de certos elementos prejudiciais a si mesmo e aos outros, para poder introduzir no seu lugar outros elementos, mais puros, mais luminosos.
Aqueles que compreenderam o sentido da renúncia esforçam-se por criar em si mesmos esse vazio, indispensável para que as qualidades divinas venham introduzir-se neles. Estão errados os que pensam que, ao renunciarem a certos prazeres, serão infelizes. Não, pelo contrário, porque esses prazeres minúsculos serão substituídos por alegrias muito maiores e de melhor qualidade."

"Um homem está sentado tranquilamente, o seu rosto não exprime nada de particular. Mas eis que, subitamente, ocorre um movimento no seu íntimo: um pensamento, um sentimento de receio, de amor, de cólera... Então, tudo muda: os traços do rosto, a expressão do olhar, a cor da pele. Como é que o corpo físico pode mudar tão subitamente sob o impulso de algo tão impalpável e tão subtil como um pensamento ou um sentimento? Basta uma emoção para se ficar corado, ou pálido, ou petrificado; em certas situações, as pessoas chegam a morrer. Como é possível uma emoção ter um tal poder sobre o corpo físico?
Todos estes fenómenos foram constatados; então, por que é que nunca se concluiu daqui que é a vida psíquica que comanda a vida física? O corpo físico depende sempre de um elemento psíquico, espiritual, que está acima dele, que cria ou destrói, que dilata ou contrai, que dá cor, que modela... Evidentemente, é sempre possível agir sobre o corpo por meios físicos; momentaneamente, eles podem melhorar a vossa saúde ou a vossa aparência. Mas a saúde e a beleza dependem muito mais dos vossos pensamentos, dos vossos sentimentos, de tudo o que constitui a vossa vida interior."

"Assim que sentis uma inquietação, uma perturbação, reagi, impedi o vosso pensamento de seguir por essa rampa perigosa, retomai o controlo dele e obrigai-o a regressar à região da luz e da paz que existe em vós e que está ao abrigo das adversidades. Se não estiverdes vigilantes, não tereis qualquer controlo sobre um movimento de cólera, de medo, de rancor ou de desânimo que pode surgir em vós.
Observai um trapezista ou um equilibrista: ele movimenta-se livremente no ar com toda a facilidade! Mas, para chegar a esse ponto, teve muito trabalho! Essa liberdade de movimento vem-lhe do facto de ele ter aprendido a não se deixar distrair por elementos estranhos que o fariam perder a concentração e cair. Então, vós também, para permanecerdes nas alturas, mantende a consciência ao abrigo de perturbações. Ao menor sinal de alerta, assegurai-vos de que o vosso pensamento não se afasta das regiões da luz e do silêncio interior."

"Quando uma mulher está grávida, há entidades tenebrosas do mundo invisível que procuram nela uma porta aberta para entrar e se instalar no seu filho; e é ela que, pelo seu comportamento, lhes abre ou lhes fecha as portas. Então, quando uma mulher grávida se sente atravessada por pensamentos, desejos ou sentimentos caóticos que nunca tinha tido, deve saber que isso significa que entidades malfazejas rondam à sua volta. Se ela não lhes resistir, se ela não se proteger, essas entidades entrarão na criança e depois, durante toda a sua vida, visitá-la-ão, para se alimentarem à sua custa.
Se se quer preparar o melhor futuro para as gerações jovens, é preciso conhecer estas realidades do mundo psíquico. Cabe à mãe, pois, estar vigilante e encontrar as “chaves”, isto é, os pensamentos e os sentimentos de luz, que fecharão as portas às entidades tenebrosas; é deste modo que ela protegerá o seu filho. Aqueles que vivem perto dessa futura mãe – o marido, os outros familiares, os amigos, os vizinhos, os colegas de trabalho... – também devem ter estes conhecimentos e esforçar-se por criar em torno dela uma atmosfera de harmonia."

"Pode suceder que, perante certos insucessos, vos sintais desanimados e digais para convosco: «Eu sou um incapaz, sou fraco e estúpido.» De acordo, talvez sejais tudo isso, mas não fiqueis a ruminar esse tipo de pensamentos, pois é perigoso. Se passardes por estados desses, mostrai que, apesar de tudo, tendes alguma inteligência e esforçai-vos por pensar: «Eu não valho nada, é certo; mas há por esse mundo fora seres que são ricos, belos, sábios, etc., e eu vou ligar-me a eles pelo pensamento, para beneficiar das suas qualidades e das suas virtudes.» Garanto-vos que este pensamento vos ajudará.
E esforçai-vos também por rememorar todos os momentos de paz, de luz, de inspiração, que já vivestes, pois já vivestes pelo menos alguns. E, como os vivestes, eles não podem ter sido apagados. Agarrai-vos a esses momentos e, pouco a pouco, a coragem e a segurança voltarão."

"O que dará sentido à vossa existência é compreenderdes que cada um de vós é uma entidade espiritual que vive em relação com o Universo e que pode obter tudo nos mundos infinitos da alma e do espírito; quando tiverdes essa compreensão, já não sentireis necessidade de correr atrás de aquisições efémeras.
Então, atenção! Embora, atualmente, se considere cada vez mais que o sucesso social e material é a única coisa que pode garantir a segurança, não é isso, de modo nenhum, que deveis pôr em primeiro lugar. Mais cedo ou mais tarde, sereis obrigados a admitir que essa segurança era uma ilusão e que, ao procurá-la a todo o custo, perdestes muito tempo e muitas energias. Se vos propuserem uma função importante, seja em que domínio for, porque reconheceram o vosso valor e as vossas competências, aceitai-a, se tiverdes gosto nisso. Mas tende o cuidado de não abandonar o essencial: as riquezas que podeis adquirir no mundo da alma e do espírito."

"Muitos crentes perguntam-se por que é que o Céu não intervém para repor a ordem no mundo. Pois bem, questionar-se nestes termos é uma falta de psicologia, pois de que serviriam essas intervenções sem o consentimento e a boa vontade dos próprios humanos? Eles não compreenderiam, não apreciariam e depressa destruiriam a nova ordem instalada pelo Céu. É preciso que o desejo de mudança venha deles.
Se, por causa daquilo que sofreram, das lições que receberam, os humanos quiserem verdadeiramente endireitar a situação e remediar as desgraças do mundo, o Céu fará agir outras forças, outras correntes, outras energias, e então haverá as verdadeiras mudanças. Mas é deles que deve vir o impulso. Os humanos têm de se decidir, em conjunto, a trabalhar para obter a intervenção das forças cósmicas. Se eles não lhes derem condições para intervir, nada acontecerá, as Inteligências sublimes nunca se meterão por sua iniciativa nos assuntos dos humanos."

"O problema mais importante que os humanos têm de resolver todos os dias é o das suas relações com aqueles que os rodeiam. Então, trabalhai sobre vós mesmos, a fim de desenvolverdes as qualidades psíquicas e morais que vos permitirão compreender e aceitar melhor os outros, pois o essencial é isso: aprender a viver com os outros. E não só com a vossa família, os vossos amigos, os vossos vizinhos, aqueles que vos são próximos, os vossos colegas de trabalho, etc. Deveis também ser capazes de vos relacionar com toda a espécie de pessoas diferentes de vós, em idade, formação, meio social, nacionalidade, raça, a fim de vos familiarizardes muito cedo com todas as situações humanas.
Vós não conheceis antecipadamente os encontros que a existência prepara para vós. Então, se não estiverdes prontos para essas situações, no dia em que fordes obrigados a confrontar-vos com elas ficareis fechados, sereis incompreensivos, intolerantes e, por vezes, até maus, mesmo sem quererdes. O que permite aferir a evolução dos seres é a sua capacidade de se darem com os outros e de se relacionarem harmoniosamente com eles."

"Vós não procurais suficientemente todas as ocasiões que vos são proporcionadas para vos ligardes ao mundo espiritual a fim de vos apaziguardes, de recuperardes o vosso equilíbrio interior. Contudo, sentis bem que as agitações da vida quotidiana acabam por abalar o vosso sistema nervoso. Vós não sois feitos, nenhum ser humano é feito, para viver continuamente numa tensão que devora todas as energias. Correr de manhã à noite, ser pressionado de todo o lado, não é normal, e fica-se esgotado, fisicamente e psiquicamente.
Por isso, várias vezes ao longo do dia, parai por alguns instantes e concentrai-vos até sentirdes que se criou em torno de vós uma atmosfera de harmonia e de amor. Repetindo muitas vezes este exercício, conseguireis estabelecer contacto com o vosso Eu superior, que projetará raios benéficos sobre todas as vossas células. Deste modo, restabelecereis o equilíbrio e podereis enfrentar de novo todas as vossas tarefas e obrigações. "

"Quando convidais alguém a vir passar uns dias em vossa casa, preparais um lugar para essa pessoa. Não vos limitais a dizer-lhe: «Venha, venha!», sem saber onde ides instalá-la. Sobretudo se se trata de receber um hóspede distinto! Antes de lhe enviardes um convite, refletis no modo como ides acolhê-lo.
Imaginai que esperais a visita de um príncipe: será que o fareis entrar numa habitação suja e em desordem?... Pois bem, que os crentes me perdoem, mas eu digo-lhes que eles querem fazer com o Senhor o que não ousariam fazer sequer com os seus vizinhos. Eles oram a Ele, dizendo: «Vem, Senhor!». Mas não Lhe preparam um lugar neles, um lugar sagrado. Não, convidam-n’O para uma cafarnaúm, para um monte de estrume. E depois admiram-se de que não seja o Senhor a vir visitá-los, mas sim alguns diabos, pois esses, sim, sentem-se muito bem no meio das impurezas!"

"«Aquele que ouvir estas palavras que eu digo e as puser em prática será semelhante a um homem prudente que construiu a sua casa sobre rocha», disse Jesus. «Mas aquele que ouvir estas palavras que eu digo e não as puser em prática será semelhante a um homem insensato que construiu a sua casa sobre areia...» Que casa é esta? Na realidade, é uma imagem do próprio homem: se assentar a sua existência sobre a areia, quer dizer, sobre um solo instável, facilmente abalado pelos seus sentimentos e pelos seus pensamentos caóticos, o homem estará sempre a vacilar e acabará por desconjuntar-se.
Para se aguentar, ele terá de basear a sua existência nessa rocha que é o nosso mental superior, o plano causal. Como o seu nome indica – causal –, é dele que partem as correntes que influenciam os planos mental, astral e físico. Isto significa que os esforços que nós fazemos para atingir o cume em nós têm repercussões nos nossos pensamentos, nos nossos sentimentos, no nosso comportamento quotidiano e até na nossa saúde. É como se fossem dadas ordens no Alto para fazer reinar a ordem e a harmonia em todo o nosso ser."

"Sejam quais forem as circunstâncias, pensai em analisar-vos, para tomardes consciência daquilo que fazeis e, sobretudo, de como o fazeis.
Por exemplo, todos os dias sois levados a executar tarefas mais interessantes ou menos interessantes, mais agradáveis ou menos agradáveis. Mas, agradáveis e interessantes ou não, não podeis escapar a elas. Agora, observai bem o que fazeis quando começais um trabalho que não vos agrada muito: suspirais, resmungais e iniciai-lo sem convicção, sem amor, e talvez, também, pensando que deveriam ser outros a fazê-lo. Não vedes que, com esta atitude, tornais a tarefa ainda mais difícil; então, os esforços que sois obrigados a fazer, não só não vos trazem nada interiormente, como ainda vos destroem. Se, pelo contrário, aprenderdes a considerar as coisas de outro modo, se decidirdes que fareis desse trabalho que vos aborrece uma ocasião para vos tornardes mais fortes e mais inteligentes, mudareis o vosso estado de consciência e ele parecer-vos-á menos penoso."

"Na Ciência Esotérica, chama-se loja branca e de loja negra às duas forças que agem no Universo. São as forças da luz e as forças das trevas, às quais damos, geralmente, o nome de “bem” e de “mal”. Mas estas duas lojas são dominadas por uma terceira, da qual mesmo os Iniciados sabem pouca coisa, porque é uma realidade que ultrapassa o entendimento humano. Esta terceira loja é do domínio exclusivo de Deus, que está acima do bem e o mal, e que utiliza ambos.
Os humanos não devem procurar combater a loja negra, eles não estão armados para essa luta. A única coisa que nós temos a fazer é ligarmo-nos à loja branca, às forças do bem, e seguirmos os seus instrutores: eles dar-nos-ão os elementos que neutralizam os venenos segregados pela loja negra. É assim que conseguiremos fazer triunfar o bem, mantendo as nossas forças e a nossa paz. "

"Os humanos parecem não ter consciência de que o seu destino é determinado pela sua atitude para com o mundo divino. Em vez de se inclinarem perante a grandeza de Deus e de O glorificarem, adotam cada vez mais uma atitude negligente, de falta de respeito, que os faz oporem-se aos seus desígnios e introduzirem a desordem na Criação.
O pior inimigo do homem é o seu orgulho, essa atitude tão presumida e presunçosa que acabará por levá-lo à perdição. Se ele quiser salvar-se, deverá sentir-se penetrado por um sentimento sagrado perante a Criação, a fim de a cada sopro, a cada corrente do Céu, vibrar como uma harpa de Éolo e comunicar com o Universo, com a Alma do Mundo, com o Espírito Cósmico. Nesta troca, as energias do mundo superior agem sobre ele: os elementos mais puros derramam-se na sua alma, ao passo que os elementos obscuros deixam-no e vão diluir-se na imensidão."

"Nas vossas orações, começai por dirigir-vos aos santos, aos profetas, aos Iniciados, aos grandes Mestres, isto é, aos seres cuja missão é ocuparem-se dos humanos. Podeis depois elevar-vos mais e invocar os Anjos, pois, das hierarquias celestes, são os Anjos que estão mais próximos dos humanos, que os escutam e lhes prestam auxílio. Podeis também invocar os Arcanjos, mas não procureis ir mais acima: os Principados, as Potestades, as Dominações, os Tronos, os Querubins e os Serafins não vos escutarão.
Há incontáveis mundos no espaço infinito, que é povoado por milhões e milhões de criaturas, e as hierarquias angélicas, que têm imensos trabalhos a executar num espaço muito longínquo, mantêm muito poucas relações com os humanos. Os que se ocupam dos humanos são sobretudo seres que viveram na Terra, mas que, tendo-a deixado, se recordam dela; eles mantiveram ligações e fizeram promessas que querem cumprir. Vós deveis conhecer a existência das hierarquias superiores. Podeis tentar ligar-vos a elas pronunciando os seus nomes, mas deveis saber que só sereis escutados pelas entidades que estão mais próximas do mundo dos humanos."

"Prevendo a aproximação do inverno, cada um sabe que deve preparar-se para enfrentar o frio: preocupa-se com o aquecimento, com o isolamento da sua casa, põe à mão roupas mais grossas, etc. Infelizmente, as pessoas são muito menos previdentes quando se trata de enfrentar os invernos interiores e, quando chega um período sombrio, estão sem defesas e só sabem queixar-se de que a vida não tem qualquer sentido.
É certo que as estações da vida interior não se sucedem com a mesma regularidade que na Natureza e, portanto, não são previsíveis. Mas o inverno virá necessariamente de vez em quando e, se aprenderdes a observar-vos, em cada uma dessas ocasiões descobrireis em vós certos sinais que anunciam a sua chegada. Portanto, quando sentirdes que se aproxima esse período de frio e de escuridão, estai vigilantes. Preparai os elementos espirituais que continuarão a alimentar em vós o fogo e a luz. Jesus dizia: «Caminhai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos surpreendam.» Isto significa: «Aproveitai as boas condições, para estardes preparados no dia em que tiverdes de enfrentar dificuldades.»"
 
"O silêncio é a condição absoluta para se poder ouvir a verdadeira palavra, as verdadeiras revelações. No silêncio, vós sentis, pouco a pouco, que chegam até vós mensagens do mundo espiritual, uma voz que procura prevenir-vos, aconselhar-vos, dirigir-vos, proteger-vos...
Direis que não ouvis essa voz. É porque fazeis demasiado barulho, não só no plano físico, mas também nos planos astral e mental: há tantos sentimentos e pensamentos desordenados que não param de confrontar-se em vós! A essa voz que vos fala chama-se “a voz do silêncio”. É mesmo este o título de alguns livros da sabedoria oriental. Quando o yogui consegue apaziguar tudo nele a ponto de parar o curso dos seus pensamentos – porque, no seu movimento, o pensamento também faz barulho –, ouve essa voz do silêncio, que é a voz do próprio Deus."