domingo, 4 de fevereiro de 2018

MESTRE OMRAAM MIKHAEL AIVANHOV


"Eis mais um novo ano! Procurai passar este primeiro dia nas melhores condições interiores, pois ele tem tanta importância para todo o resto do ano como o momento do nascimento para uma vida inteira.
A vida de cada ser humano é marcada pelas configurações astrais que existiam no momento do seu nascimento; é esta a razão de ser dos horóscopos: o desenrolar de uma vida continua a ser marcado pelas influências que agiram nesse primeiro momento. Numa escala mais reduzida, o primeiro dia de um ano influencia o desenrolar dos dias que se lhe seguirão. Por isso, procurai viver este primeiro dia na luz, no amor e na harmonia. Hora após hora, por intermédio da oração, da meditação, dos cânticos e, sobretudo, dos bons pensamentos e dos bons sentimentos, fazei por inscrever registos luminosos que influenciarão beneficamente todos os outros dias desse ano."

"Esforçai-vos por criar todos os dias em vós mesmos uma imagem que abarque todas as perfeições, alimentai-a, reforçai-a, e pouco a pouco sentireis como ela consegue impregnar a vossa matéria psíquica ao ponto de vos transformar. É um trabalho de grande fôlego, mas, no dia em que tiverdes criado essa imagem, ela influenciará favoravelmente todas as criaturas. Os seres humanos, mas também os animais, as plantas e as pedras beneficiarão com a vossa presença, porque projetareis raios, forças, vibrações, que, por toda a parte onde fordes, introduzirão a ordem, o equilíbrio, a harmonia.
Há tantas pessoas que desejam que as amem, que as admirem, e fazem tudo o que é possível para isso! Mas só fazem esses esforços exteriormente, não sabem que, para serem amadas, devem mudar as suas vibrações, torná-las mais subtis, mais harmoniosas, e isso só é possível se elas criarem em si mesmas a imagem da perfeição divina como ideal a atingir."

"O verdadeiro silêncio não é somente ausência de barulho, o verdadeiro silêncio não é mudo. Também não é vazio; pelo contrário, o verdadeiro silêncio é uma plenitude, é vivo, vibrante, fala, canta.
Vós perguntais como é possível ouvir esse silêncio… Fazendo calar os tambores – as paixões, os sentimentos e os pensamentos caóticos – que não param de soar em vós. É todo um trabalho que exige muita paciência e domínio da vossa vida psíquica. Quando todas as tempestades interiores tiverem amainado, o silêncio aproximar-se-á e expandir-se-á a vossa volta para vos envolver com o seu manto maravilhoso. Então, instalar-se-á em vós um estado de clareza e sentireis que algo de muito poderoso reina no mundo e o governa: o grande silêncio original, do qual o Universo saiu e ao qual voltará um dia."

"Uma ideia não é um conceito abstrato, como se poderia crer, mas sim um ser vivo, dotado de uma grande inteligência e de virtudes que lhe são próprias. Por isso, quando trabalhais para uma ideia divina, ela age desde logo sobre vós, trazendo-vos tudo aquilo que possui. Essa ideia, que habita no mundo da luz, faz-vos também conhecer outras regiões, outras criaturas, põe-vos em comunicação com todos os seus amigos.
Está escrito: «Procurai o Reino de Deus e a sua Justiça, e tudo o resto vos será dado por acréscimo.» Porquê “tudo o resto”? Simplesmente porque a ideia do Reino de Deus vos liga a muitas outras ideias que vibram em uníssono com ela. Essas ideias travam conhecimento convosco pouco a pouco e, como cada uma possui um terreno aqui, uma casa ali, todas as suas riquezas vêm até vós.
Por causa de uma só ideia, vós recebeis bênçãos abundantes, pois no Alto tudo está ligado."

"Esforçai-vos por cultivar a consciência da vida divina que penetra em todas as coisas e sentir-vos-eis visitados por presenças angélicas. Essas presenças manifestam-se sempre que conseguis viver momentos de grande intensidade espiritual: certas emoções místicas, certos silêncios, certas vibrações na atmosfera de uma sala onde vos recolheis para orar, para meditar, são a manifestação dessas presenças. Vós dizeis que não as vedes. E vedes os vossos pensamentos, os vossos sentimentos? Vedes a vossa vida? Não, mas não os colocais em dúvida: as suas manifestações, os efeitos que eles produzem em vós, são suficientes para vos convencer de que são reais.
Aquilo que se vê nunca é mais do que a casca das coisas, a sua aparência. O essencial está sempre invisível. Então, talvez não vejais os Anjos, mas sentireis a sua presença, e essa presença é uma sensação que não pode ser posta em dúvida. A vida é isso: vibrações, correntes que circulam através do espaço."

"Cada hora do dia está sob a influência de um planeta e das entidades que nele habitam. Portanto, cada hora que passa traz consigo entidades que vêm fazer um trabalho sobre as plantas, os minerais, os animais e os humanos. E como a cada planeta estão ligados, não só uma cor, mas também um som, a sinfonia dos sons varia a cada hora do dia.
Ao girarem à volta do Sol, os planetas cantam através do espaço e nós estamos banhados nessa música a que se chamou “música das esferas”. Conseguir escutar alguns acordes desta sinfonia dos planetas é um grande privilégio. A cada um deles está ligada uma hierarquia angélica e é assim que, animado pelo canto dos Anjos, o Universo se alimenta e respira."

"Abri a nascente do amor em vós! Por intermédio dos vossos pensamentos, dos vossos sentimentos, das vossas palavras, fazei-a jorrar sobre todas as criaturas, sobre todos os objetos que vos rodeiam e para além deles, sobre as árvores, as montanhas, os oceanos... Mesmo que estejais sós, pronunciai palavras de paz, de esperança, de alegria para todos os homens da Terra, sabendo que elas produzirão efeitos algures, não importa onde. Vós ainda não sabeis o que é possível realizar com o amor.
 Como só podeis dar aos outros aquilo que já possuís, procurai primeiro criar em vós a harmonia e a luz; depois, quando sentirdes que conseguistes tornar essa harmonia e essa luz palpáveis no vosso coração e na vossa alma, projetai-as para o espaço. Trabalhar com o amor divino é isso: tornar-se uma presença benéfica para o mundo inteiro."

"O ser humano não pode transformar-se enquanto se revolta contra as condições da sua existência e enquanto tem por ideal não sofrer. Eu não digo que não se deve procurar remédios para os sofrimentos. Mas, no estado atual do desenvolvimento da Terra e no ponto em que o ser humano se encontra da sua evolução, é impossível ele não sofrer. A Terra é como uma casa de correção e, ao mesmo tempo, um centro de aprendizagem. Quando sabe como considerar o sofrimento, o homem põe em atividade forças ocultas que se tornam uma fonte de riquezas para ele.
Aqueles que procuram, por todos os meios, evitar os sofrimentos, ficam pobres, são como um pintor que não tem tintas para os seus quadros. Pelo contrário, aquele que sofreu pode utilizar todas as sensações que viveu para dar à sua vida cores, relevo, profundidade. Todos os que fizeram algo de importante na sua vida tinham sofrido muito. Da tinta negra das suas provações, eles tiraram as mais belas cores."

"O nosso espírito é uma centelha que brotou do seio do Eterno. Todos os poderes e todo o saber do Criador estão contidos nele e, se ele não pode manifestá-los, é porque está limitado pela matéria opaca, grosseira, do corpo físico. Mas isso não é razão para menosprezar o corpo, como fizeram certos ascetas ou eremitas, pois Deus construiu-o com uma grande ciência, uma grande sabedoria. Ele é o melhor instrumento que nos foi dado e, se soubermos agir sobre ele todos os dias, para purificar e afinar a sua matéria, torná-lo-emos capaz de vibrar em harmonia com o espírito.
O homem que menospreza e descura o seu corpo, tal como aquele que só procura usufruir dele para viver todos os prazeres sensuais, vive erradamente. Só está no bom caminho quem compreendeu que a missão do corpo é manifestar todos os esplendores do espírito, é tornar-se, um dia, um templo vivo do espírito. Como é possível imaginar que este corpo que Deus deu ao homem tenha por única função opor-se ao espírito, extinguir a chama do espírito, que faz do homem, precisamente, um filho de Deus?"

"A imagem do cume é uma das representações mais significativas do nosso caminho espiritual: o cume é o objetivo a atingir, o ponto mais elevado, no qual devemos fixar o nosso olhar para nele fazermos convergir todas as nossas energias. Por isso, é importante estarmos atentos a tudo o que pode lembrar-nos o cume, sobretudo as montanhas.
As montanhas podem ser uma coisa muito diferente de locais onde se vai respirar um ar mais puro, descansar ou praticar desportos; elas têm também o seu lugar nos exercícios espirituais. Sempre que tiverdes ocasião para isso, procurai estabelecer relação com elas. Mesmo que vos encontreis a uma grande distância, estendei a vossa mão para elas, saudai as entidades que nelas habitam e pedi-lhes que vos façam entrar na sua pureza, na sua luz. Deste modo, aprendereis a criar ligações com os cumes mais altos da Terra e recebereis deles o melhor alimento para a vossa alma e para o vosso espírito."

"Por que se há de fazer uma separação entre os objetos sagrados e os objetos profanos?... Vós habitais numa casa e, nas diferentes partes dessa casa, pusestes toda a espécie de objetos. Se lá os pusestes, é porque eles vos são úteis ou porque gostais de aí os ver, e estais diariamente em contacto com eles. Então, por que não pensais em consagrar esses objetos? Se os consagrardes ao bem, à luz, eles também agirão beneficamente sobre vós e sobre a vossa família.
Depois de esses objetos terem sido consagrados, deveis utilizá-los com atenção, com precaução, pois a vossa maneira de lidar com eles refletir-se-á também em vós. Mesmo que esta ideia vos surpreenda, ficai a saber que, com a vossa maneira de considerar os objetos que vos rodeiam, podeis transformá-los em agentes mágicos, ligados ao Céu; ao circular através deles, essa energia benfazeja transmitir-se-á também a vós."

"São as experiências, sobretudo as experiências infelizes, que instruem os humanos. Nenhum está livre disto. Então, o verdadeiro trabalho para eles é deterem-se em cada experiência da vida quotidiana e dela tirarem lições, a fim de poderem ir cada vez mais longe na via da sabedoria, do equilíbrio, da paz.
Mas eles são incapazes de tirar lições daquilo que lhes acontece. Fazem as mesmas experiências infelizes durante toda a vida, mas não aprendem nada, não fazem nada  – ou fazem muito pouco! –para sair da algazarra e das desordens interiores em que estão mergulhados. Evidentemente, sofrem, não têm orgulho em si mesmos, mas estão habituados a essa vida e resignam-se a ela... Chegou para eles o momento de saírem dessa situação. E sairão dela, se se esforçarem diariamente por procurar a harmonia: amá-la, desejá-la, introduzi-la em cada movimento, em cada palavra, em cada olhar. Este estado de harmonia é que os esclarecerá sobre todas as suas experiências e lhes dará os meios para delas tirarem lições."

"Um ensinamento espiritual ensina-nos que, em vez de passarmos a vida a procurar no exterior poderes que nunca possuiremos verdadeiramente – pois, em qualquer momento, alguém pode vir privar-nos deles –, é preferível trabalharmos para termos esses poderes em nós mesmos, uma vez que a nós ninguém tem acesso. É nisto que devemos concentrar-nos, é neste sentido que devemos sempre exercitar-nos, pois a verdadeira força está nessa entidade que vive, que pensa, que age em nós: o espírito. É o espírito que decide, que dispõe dos materiais, que constrói com o que é bom e elimina o que é defeituoso ou nocivo. Todas as regras e todos os métodos dados pelos Iniciados têm como objetivo favorecer a manifestação completa, perfeita, absoluta, desse princípio em nós que domina tudo, que dispõe de tudo.
O Mestre Peter Deunov dizia: «Niama sila kato silata na douha; samo silata na douha é sila bojia» («Não há força como a força do espírito; só a força do espírito é força de Deus»). É no espírito, na penetração, na autoridade do espírito, que o homem deve procurar a verdadeira força."

"A Inteligência Cósmica envia continuamente para o espaço coortes angélicas, para que elas iluminem os humanos, os ajudem, os reforcem. Perguntais-vos por que não recebeis essa ajuda, por que não sentis nada… É porque, com as vossas fraquezas, com os vossos maus hábitos, pouco a pouco formastes em torno de vós uma espécie de carapaça impermeável às influências celestes. O único meio de quebrar essa carapaça é empreender um trabalho de limpeza e de purificação. Dizei para vós próprios, em cada dia, que toda a renúncia a um vício, a um hábito pernicioso, abre as portas às entidades luminosas.
Uma vez que há tantos amigos do mundo invisível que querem ajudar-vos, por que os impedis de o fazer? Desimpedi um pouco o caminho, retirai tudo o que ficou a atravancá-lo aqui e ali, abri-lhes o vosso coração e a vossa alma, dizendo: «Bem-vindos, espíritos luminosos! Eu necessito de vós. Entrai na minha morada!»"

"Muitos daqueles que pretendem trabalhar para um ideal cometem o mesmo erro: estão convencidos de que o Céu irá obrigatoriamente apoiá-los na realização de tudo o que empreendem. Erguem-se montanhas de obstáculos diante deles, mas eles não os veem ou recusam vê-los: lançam-se às cegas, convencidos de que o Senhor, maravilhado com os seus bons projetos, aplanará essas montanhas. Mas não, o Senhor não aplana as montanhas que estão diante dos imprudentes e dos presunçosos, Ele não faz desaparecer os obstáculos como por encanto. O Senhor somente dá a luz.
A luz é, pois, a única coisa que cada um deve pedir. Ela é que vos permitirá encontrar os melhores caminhos, evitar as ciladas e os precipícios, e ter a força que vos sustentará até à realização daquilo que empreendeis, mesmo nas situações mais árduas."

"Nenhum dos vossos esforços é feito em vão; mesmo que, no imediato, não sejais bem-sucedidos, tudo o que tentardes realizar permanece como uma aquisição para mais tarde. Um dia, todos os esforços que tiverdes feito solicitarão ao Céu a sua realização e o Céu conceder-lha-á, pois assim é a lei.
Por isso, não percais o vosso tempo em comparações inúteis, pensando: «Fulano e beltrano não fazem coisa nenhuma e conseguem tudo, ao passo que eu esgoto-me a trabalhar e é sempre em vão.» Na realidade, essas pessoas que vos parecem tão privilegiadas já tinham feito muitos esforços nas suas existências passadas. Parece-vos que, para elas, é fácil serem bem-sucedidas, e muito melhor do que vós, mas elas mereceram isso graças aos seus esforços. Nenhum sucesso é possível se antes não se tiver aprendido e trabalhado. É tudo uma questão de esforços e de tempo. Então, focai-vos apenas em ser sinceros e perseverantes: um dia, até as forças da Natureza contribuirão para o vosso sucesso, pois elas são fiéis e orientadas pela verdade."

"Só podereis perder aquilo que não vos pertence verdadeiramente, isto é, que ainda não faz parte de vós mesmos. Num dado momento, tendes fé e depois duvidais; noutro momento, sentis-vos iluminados e em seguida ficais na escuridão; num outro momento, amais e depois já não amais. É porque nem a fé, nem a luz, nem o amor vos pertencem. Para que eles vos pertençam, é preciso que vós mesmos vos torneis a fé, o amor e a luz.
Quando Jesus dizia «Eu sou a luz do mundo», identificava-se com a luz. Ele não disse que a luz estava nele, ou com ele, mas que ele era a luz. Há nesta fórmula toda uma ciência para se meditar e que pode ser utilizada em todos os domínios da vida interior. No plano material, nós podemos perder muitas coisas que nos pertencem. Mas aquilo que está em nós, misturado connosco, fundido connosco, que se tornou em nós “carne e osso”, não podemos perdê-lo."

"As nossas mãos são como antenas: têm a possibilidade de captar correntes de energias que circulam no espaço, mas também de projetar forças. Vós direis que isso é magia. Sim, tudo o que fazemos, e em particular o que fazemos com as nossas mãos, é magia. E os magos são aqueles que sabem servir-se conscientemente das suas mãos para receber correntes de forças ou projetá-las, para as reter ou as orientar, para as intensificar ou as atenuar. Foi o Criador que dotou as nossas mãos de tais poderes e cabe-nos a nós ser magos brancos, que só trabalham com as forças da luz.
Certos gestos da vida quotidiana são indicadores deste saber milenar relativo às nossas mãos e aos seus poderes. Por exemplo: em todos os países, o que é que as pessoas fazem quando se encontram ou se separam? Erguem o braço para fazer uma saudação ou cumprimentam-se com um aperto de mãos. A mão serve, pois, como meio de emissão e de receção entre os humanos. Por isso, eles devem estar particularmente atentos em relação àquilo que transmitem por intermédio das suas mãos."

"Já passou a época em que, para se evoluir espiritualmente e se obter a salvação, era preconizado viver solitário. Estamos a entrar na era da fraternidade. Os humanos não devem continuar a estabelecer separações entre eles, mas sim caminhar juntos, lado a lado, para formar na Terra uma fraternidade universal, uma só família. Então, as fronteiras cairão e, em vez de fazerem tantas despesas inúteis para se protegerem uns dos outros, os povos viverão com abundância e em paz.
São estas as ideias que inspiram o ensinamento da Fraternidade Branca Universal. Por isso, o nosso ideal é aperfeiçoarmo-nos, não só por nós mesmos, mas para o bem de todos. O nosso ideal é caminharmos juntos, ligados pelo amor que Deus quis que existisse entre todos os seres humanos. O nosso ideal é vivermos em harmonia, pois só a harmonia traz todas as bênçãos."